quinta-feira, 25 de março de 2010

E a irregularidade continua-Bragantino 1x0 São Paulo

Partida com toda pinta de empate essa jogada ontem em Bragança Paulsita. O time da casa, desesperado para tentar fugir da degola e o Tricolor, apesar de estar numa situação confortável na tabela de classisificação, não vinha convencendo.
E ontem, a coisa foi pior ainda. Sem um atacante de referencia na área(Washington foi poupado) Ricardo Gomes optou por jogar com Dagoberto e Marlos. Foi um equívoco, pois os dois nada conseguiram fazer.
O São Paulo, basicamente, foi o mesmo das últimas partidas. Parece estar sempre jogando no "piloto automático", ciente de que em algum momento, a bola vai entrar e o time sairá com os 3 pontos.
Mas não é sempre que isso acontece. Sem poder de criação, dependendo única e exclusivamente dos lampejos de Hernanes. O Tricolor não se acertou. Pior. Jogando de maneira lenta desinteressada, foi quase que totalmente envolvido o tempo todo, por uma limitada, porém ligada na partida, equipe do Bragantino.
No final das contas, a vitória do time da casa foi justa, e pode ter sido decisiva para a permanencia do Braga na primeira divisão Paulista. Já o São Paulo deve ter aprendido, de uma vez por todas, que não dá pra ficar esperando sempre vencer a partida, mesmo jogando mal. De qualquer forma, o clássico contra o Corinthians no fim de semana, pode ser um divisor de águas para o time de Ricardo Gomes. É esperar, e conferir...

Duro de aturar-Corinthians 0x1 Paulista

O que acontece com o poderoso Timão, que não consegue engrenar uma sequencia de vitórias ou nem mesmo dois jogos seguidos com boas atuações...
Essa é a resposta que todo torcedor deve estar procurando depois de mais uma pífia atuação na noite de ontem. Desde o início da partida, quem criou as melhores oportunidades foi o Paulista. Mano, sabendo que uma vitória seria importante para a classificação as semifinais do Campeonato, escalou o time com apenas dois volantes(Ralf e Elias) e com 3 meias(Tcheco, Jorge Henrique e Morais). Na teoria, um time mais ofensivo do que o treinador costuma escalar. Mas na prática...
Tcheco não articulou, Morais sumiu do jogo e Jorge Henrique nem velocidade conseguiu imprimir. E o que falar de Ronaldo então.. Irreconhecível, ele tinha dificuldades até mesmo para dominar as bolas mais simples.
No segundo tempo, o treinador alvinegro tentou recolocar o time com dois atacantes e 3 volantes(entraram Jucilei e Iarley em lugares de Tcheco e Morais). Mas nem
Com atuações individuais tão ruins, não foi surpresa ver que a equipe de Jundiaí saiu com os 3 pontos. Mano terá que mais uma vez juntar os cacos, descobrir porque o time não dá liga e se preocupar com os efeitos devastadores que a não classificação e o gesto de Ronaldo possam ter na campanha(até agora nada brilhante, mas ao menos correta) da Libertadores. Pois, como todos sabem, o Corinthians é sempre um caldeirão prestes a entrar em ebulição...

Progressos, apesar do tropeço- Rio Branco 2x2 Palmeiras

Antes que me chamem de louco, sim, concordo que foi mais um tropeço do Palmeiras, que a cada rodada fica ainda mais longe da classificação para as semifinais do Paulistão. Mas então, porque eu disse que houve progreso na equipe.
Primeiramente, Claiton Xavier parece ter recuperado a boa fase física e técnica. E, com isso, o time cresce junto, já que ele é o responsável pela criação das jogadas do alviverde.
O ataque também melhorou muito, com a presença de Ewerthon, atuando como atacante de movimentação, e Robert, mais fixo, jogando como finalizador e contando ainda com a boa chegada de Diego Sousa.
Outro ponto posisivo que notei na partida de ontem, foi a maior movimentação que Márcio Araújo e Pierre dão ao time. Edinho não vinha jogando bem e atuava praticamente como um terceiro zagueiro. Como ele não é de se movimentar muito, o time perdia em dinamica de jogo.
Com todos esses pontos positivos, não foi surpresa que o verdão criasse tantas oportunidades, especialmente no sgeundo tempo. Porém, o time pecou nas finalizações e parou ou na trave ou nas mãos do goleiro...
Mas, nem tudo são flores. A defesa continua falhando muito. Léo e Danilo estão sempre expostos e não contam com a devida cobertura dos volantes, que por serem mais leves, saem mais para o jogo. Como os laterais também não são dos melhores, nem em termos de apoio e, muito menos na marcação, a equipe continua sofrendo quando é atacada.
De qualquer forma, arrisco dizer, que se Antonio Carlos tivesse assumido o Palmeiras um pouco mais cedo, o time estaria praticamente classificado para as semifinais. Com apenas 3 rodadas para o fim da primeira fase, e com a equipe ainda passando por momentos de instabilidade e seus problemas defensivos, é bom que ele se concentre em arrumar a equipe para a Copa do Brasil, pois no Paulistão, só um milagre salva...

Venceu mas não convenceu- Cruzeiro 2x0 Deportivo Itália

O Cruzeiro somou mais 3 pontos em sua busca pela classificação, em um grupo complicado. Mas, novamente, o time não rendeu tudo que podia, ou melhor, que devia.
E tudo levava a crer que a goleada iria acontecer naturalmente. Logo aos 5 minutos, Fabinho, de cabeça, abriu o marcador. Contra uma equipe fraca tecnicamente, isso só podia ser o prenúncio de uma grande vitória. Mas não foi isso que aconteceu.
Lento, dispersivo e errando passes em demasia, o Cruzeiro irritava sua torcida. Gilberto teve uma atuação apagada e a equipe parecia sentir demais a falta da criatvividade de Roger e da raça e movimentação de Kléber.
Somente na segunda etapa, a Raposa fez o segundo gol, com Pedro Ken, e matou o jogo. Porém, perdeu uma bela oportunidade de aumentar seu saldo de gols e facilitar um eventual desempate mais a frente.
É claro que os idiotas da objetividade irão argumentar que o importante não foi o time jogar bem ou mal e sim que conseguiu vencer a partida e conquistar mais 3 pontos. Mas é óbvio que todos sabem que o potencial da equipe celeste permite jogos melhores. E não acontecerá de sempre o adversário ser fraco como foi o time Venezuelano ontem...

45 minutos bastaram- Madureira 1x3 Fluminense

Já é público e notório que existe um abismo colossasl entre os clubes grandes e os pequenos nesse Estadual do Rio. A partida de ontem foi apenas mais um exemplo disso.
Cuca voltou a armar a equipe com 3 zagueiros, com isso liberando Mariano e Júlio César para jogarem não como alas, mas quase como pontas. No meio de campo, Diguinho protegia a zaga, mas também saía para o jogo. Éverton, o curinga, estava por todos os lados, mas especialmente dando suporte a Júlio César pelo lado esquerdo. E Conca, bem, esse acho que não preciso falar mais. Novamente, ele foi o grande destaque da partida, com dribles e passes precisos. Vale ressaltar também que além da bela atuação tricolor, o MAdureira jogou com 10 jogadores desde a expulsão do zagueiro Edinho, ainda no primeiro tempo.
O Madureira, que vinha sendo um dos melhores pequenos, não conseguiu resistir por mais de 3 minutos. Esse foi o tempo que Mariano levou para abrir o placar. E, com o tricolor jogando bela partida, foi mesmo impossível para o time do subúrbio carioca. André Lima fez 2x0. E, ainda no primeiro tempo, Conca, de penalti, fez o terceiro.
Pronto, a fatura estava liquidada. A segunda etapa serviu apenas para o flu perder algumas chances de gol e para o Madura melhorar seu pífio rendimento(muito mais em função da acomodação do Fluminense é bem verdade). O esforço do time foi premiado com um golaço, marcado por Bruno.
A vitória serviu para mostrar que mesmo sem Fred, o Fluminense continua como um dos favoritos a conquista do Estadual deste ano. E, agora com a classificação para as semifinais da Taça Rio praticamente asseguradas, é hora de Cuca dar um descanso para os mais desgatados, para que o time entre em ponto de bala na hora da decisão.