terça-feira, 29 de junho de 2010

Pitacos para as quartas de final

Marcadores: ,

Clássico Ibérico. Portugal 0x1 Espanha

Nesta terça-feira (29) aconteceu o primeiro clássico da Península Ibérica da história das Copas do mundo.
  A Fúria chegou com status de favorita, logicamente por todo seu elenco e retrospecto recente, mas não foi bem o que aconteceu, pois a seleção portuguesa estava muito bem postada na marcação e dava poucos  espaços para ataques adversários.
  A seleção espanhola entrou em um 4-2-3-1, tendo como único atacante Fernando Torres. David Villa jogou um pouco mais aberto pela esquerda, não sendo um efetivo atacante, Xavi Hernandez jogou mais centralizado e Iniesta ficou aberto pela direita. Encarregados da marcação ficaram Sergio Busquets e Xabi Alonso.
  Logo no início a Espanha teve duas oportunidades com David Villa que aproveitou falhas de marcação do lateral-direito português, Ricardo Costa, para eventuais finalizações, obrigando Eduardo a trabalhar.
  A seleção de Carlos Queiroz entrou em seu já tradicional 4-3-2-1,onde desta vez, não foi Cristiano Ronaldo que fez papel de atacanete e sim, Hugo Almeida. Ronaldo jogou aberto por ambos os lados, já que invertia sempre com Simão. Os homens encarregados tanto da criação quanto da marcação foram  Raul Meireles, Pepe e Tiago Mendes.
  Tirando as duas boas finalizações de Villa, nada de mais foi feito no decorrer da primeira etapa. No meio-campo, Xavi tentava organizar a partida, porém, sofria forte marcação. Fernando Torres por diversas vezes jogou aberto pela direita, deixando a área portuguesa sem atacante algum e dificultando o trabalho dos meio-campistas.
  Na segunda etapa, a tônica era a mesma, com a Espanha tendo toda a posse de bola e Portugal saindo em eventuais contra-ataques, entretanto, estes foram realizados com pouca técnica tanto por Cristiano Ronaldo como por Simão, Hugo Almeida nem sequer aparecia.
  Pelo lado espanhol, Vicente del Bosque arriscou sua primeira substituição com 13', ele tirou Fernando Torres e colocou Llorente. Parece que deu certo esta alteração pois, dois minutos após entrar ele recebeu um cruzamento de Sergio Ramos e cabeceou livre, para mais uma boa defesa de Eduardo.
  As chances espanholas e a passividade portuguesa seguiram, até que, aos 17' com uma belíssima assistência vinda de Xavi, David Villa chutou, o goleiro luso defendeu, mas, no rebote, não teve jeito, o artilheiro espanhol fez o primeiro gol da Fúria. Que se conste que ele estava em impedimento, porém foi um lance extremamente rápido e milimétrico, portando não é possível condenar o assistente.
  Em detrimento a isso, Carlos Queiroz colocou Danny e Liedson à campo, tirando Pepe e Hugo Almeida, respectivamente. Por incrível que pareça, Portugal ainda não conseguia manter a posse de bola e criar jogadas. A Espanha dominava o meio-campo e pouco se esforçava.
  No fim da partida ainda ocorreu a expulsão do lateral Ricardo Costa, após uma suposta cotovelada em Capdevila.
  Mesmo com uma pequenina pressão nos poucos minutos que faltavam, Portugal não conseguia chegar ao gol de Casillas. Para conter os animos lusitanos, o treinador espanhol tirou Xabi Alonso e colocou o zagueiro Marchena. Esta foi toda a tônica a partida, na próxima fase a seleção espanhola enfrenta o Paraguai.

Por Gilmar  Siqueira

Marcadores:

Copa 2010- Oitavas de Final- Paraguai 0x0 Japão

-Essa talvez tenha sido a pior partida dessa Copa, então nem vou perder muito tempo analisando-a. As duas equipes se respeitaram demais.
-Ambos jogaram em um 4-3-2-1, e as poucas e melhores chances foram dos Paraguaios. No mais, o que se viu foi um festival de bolas tocada para o lado, medo de atacar e nenhuma inspiração.
-O Paraguai tem uma equipe mais organizada e com bons valores na frente(apesar de ter empatado sem gol com Nova Zelandia e Japão). Já o Japão parece ter sentido o peso de jogar uma partida eliminatória da Copa e não se apresentou bem.
-No final, venceu a melhor equipe tecnicamente falando, mas que já cumpriu seu dever na Copa e não deve assustar a Espanha na próxima fase.

Copa 2010- Oitavas de Finais Brasil 3x0 Chile




-O Brasil mudou um pouco para a partida contra o Chile. Jogou em um 4-3-1-2, com Robinho jogando mais adiantado, encostando em Luís Fabiano.
-Já a Seleção Chilena veio em um 3-3-3-1, com Alexis Sanchis e Beausejur um pouco mais recuados do que o habitual e Suazo sendo a referencia.
-Os primeiros 10 minutos foram de um Chile mandando na partida, atacando como gosta seu treinador Marcelo "El Loco" Bielsa.
-A partir daí, com Robinho mais a frente e uma saída mais qualificada de bola através de Ramires(que também deixou a equipe mais leve e com mais movimentação), o Brasil passou a mandar na partida ainda que Kaká não estivesse bem e Daniel Alves centralizasse demais.
-Novamente, Lúcio e Juan estiveream soberbos na marcação, muito bem coadjuvados por Gilberto Silva e Ramires.
-Quando o jogo ainda era equilibrado, Juan se aproveitou da baixa estatura da equipe Chilena e da mortal bola aerea da nossa Seleção para abrir o caminho para a classificação.
-Após lindo passe De Kaká, Luís Fabiano, em posição legal, ampliou e deu um balde de água fria nos Chilenos.
-Mesmo abalado psicologicamente, o Chile voltou como havia atuado em todas as partidas da Copa até então, em um 3-3-1-3 com Valdivia fazendo a marcação e lançou-se ao ataque na base do desespero.
-Com isso, deu a melhor arma que o Brasil possui, o contra-ataque. Ramires fez uma jogada que Felipe Melo nem no videogame sonha em fazer e deixou Robinho, o carrasco do Chile livre para fazer 3x0.
-A Seleção poderia ter aumentado se tivesso forçado um pouco mais o jogo, mas resolveu tirar o pé, já pensando na partida da próxima Sexta, pelas quartas de finais, contra a 100% Holanda.
-Dunga sacou Kaká e Luís Fabiano, que estavam pendurados, mas correu riscos ao não tirar nem Ramires nem Juan. Para nossa sorte, o zagueiro não foi amarelado. Já Ramires está fora da partida de Sexta.
-Vale ressaltar também que Maicon e Michel Bastos(esse na sua melhor apresentação com a camisa da Seleção) tiveram um trabalho defensivo impecável, marcando os dois "ponteiros" Chilenos, situação que deve se repetir contra os Holandeses...
-Acho o Brasil mais do que favorito para a partida de sexta, mas é um clássico mundial e como já dizia o filósofo Vicente Matheus, "Clássico é clássico e vice-versa..."

Marcadores: