sábado, 12 de dezembro de 2009

Jogos históricos Brasil 2x1 Argentina Copa América 1979 primeira fase

-Porque é histórico. Trata-se simplesmente da primeiva vez que um certo Diego Armando Maradona enfrentou a seleção brasileira.

- A situação. O Brasil havia estreiado na Copa América, na altitude de La Paz, contra a Bolívia e havia sido derrotado. Era a estréia argentina na competição. E justamente pelo tropeço inicial, a vitória era imprescindível para os comandados por Cláudio Coutinho.

-Ficha da partida Local Maracanã Data 02-08-1979 Árbitro Edisón Pérez(Peru) Público 118.458

-Brasil Leão(Vasco), Toninho(Flamengo), Amaral(Corinthians), Edinho(Fluminense) e Pedrinho(Palmeiras), Carpegiani(Flamengo), Zenon(Guarani), Tita(Flamengo), Palinha(Corinthians), Zico(Flamengo) e Zé Sérgio(São Paulo). Entraram Batista(Inter) e Juari(Santos). Técnico Cláudio Coutinho

-Argentina Vidallé, Barbas, Van Tuyne, Passarela e Bordón, Gáspari, Larraquy, Gáitan, Coscia, Maradona e Ramon Díaz. Entraram López e Cástro. Técnico César Luís Menotti

-Pré-jogo. Coutinho foi duramente criticado por ter convocado sete jogadores do Flamengo, clube que dirigia. Ele se defendeu ao argumentar que sem poder contar com Falcão e Sócrates precisaria de uma base já entrosada para enfrentar um adversário difícil e que apesar de ter muitas caras novas, ostentava o título de campeão do mundo. Mas Júnior acabou se machucando, foi cortado e o time titular teve apenas 3 rubro-negros...



-O jogo, lance a lance

-Começa a partida, o Brasil dá a saída e ataca para a esquerda das cabines de rádio e tv.

-Primeira curiosidade da partida, Maradona atuando com a camisa número seis. El Pibe ainda não tinha tanta moral...

-3 minutos GOL!. Defesa argentina sai jogando errado, Zenon se antecipa e corta, a bola sobra para Palinha que dá ótimo passe para Zé Sérgio. O ponteiro dribla o arqueiro Vidallé e cruza para Zico só encostar com o gol vazio. Brasil 1x0 Argentina.

-Sem um centroavante de ofício. a seleção brasileira usava o revezamento para ocupar aquele espaço. Zico, Palinha e até Tita tentavam jogar como avantes.

-O jogo estava truncado. Os hermanos abusavam da violencia e paravam as tentativas de contra-ataque brasileiros. Mas a Argentina começava a gostar do jogo.

-17 minutos Barbas toca para Maradona na meia-direita, ele de fora da area manda uma bomba de perna esquerda que Leão é obrigado a espalmar para córner.

-20 minutos, boa chance para o Brasil. Toninho carregou a bola e lançou Tita pela ponta direita, este tocou a Zico que, cruzou rasteiro perfeito para o mesmo Tita marcar, mas ele acabou furando o chute e desperdiçando excelente oportunidade

-30 minutos. GOL! Zenon perdeu a bola no meio de campo e ficou sentado reclamando que havia sofrido falta. A bola sobrou para Maradona que tentou servir Coscia, mas Edinho chegou primeiro e ao tentar um passe para Toninho, a bola rebateu em Díaz e sobrou para Coscia empatar a partida. Brasil 1x1 Argentina.

-31 minutos, resposta quase imediata. Zé Sérgio cruzou a bola, Tita ganhou de dois zagueiros e chutou para ao boa defesa de Vidallé.

-43 minutos, Pedrinho cobra falta lateral a area, a defesa alivia e Edinho pega de primeira, de perna esquerda, sem deixar a bola quicar e chuta raspando o travessão.

-45 minutos, Edinho relembrou sues tempos de lateral esquerdo na seleção e cruzou para a area, na direção de Zico, o galinho foi claramente deslocado ao tentar a cabeçada pelo defensor argentino. Penalti não assinalado pelo árbitro Édison Pérez.

-Fim do primeiro tempo, o resultado acabaou sendo justo, pois mesmo tendo criado as melhores oportunidades e não tendo um penalti claro a seu favor assinalado, o Brasil sentiu demais as ausencias de Sócrates e Falcão e acabou sendo uma equipe lenta e sem criatividade, foi, com isso, presa fácil para a marcação e para a violencia dos hermanos.

-Placar moral do primeiro tempo. Brasil 2x1 Argentina

-Começa o segundo tempo, o Brasil é o mesmo time e a Argentina tem uma modificação, López entra no lugar de Gáitan.

-6 minutos, Maradona, dá um passe de genio e deixa Coscia sozinho, Leão fica na dúvida entre sair e ficar e acaba no meio do caminho, Coscia tenta o encobrir mas o goleiro volta e faz grande defesa.

-8 minutos, GOLAÇO! Zico dá excelente passe e Tita marca um golaço de cobertura no angulo do goleiro argentino. Brasil 2x1 Argentina.

-18 minutos, Maradona deixa Passarela na cara do gol, mas a bola cai no pé direito do capitão argentino e ele manda a bola para fora, cara a cara com Leão.

-22 minutos Toninho vai a linha de fundo e cruza para Zico que desequilibrado chuta mal, a bola bate em Juari e volta as mãos de Vidallé. Gol incrivel desperdiçado pela seleção.

-Fim de jogo, vitória justa do Brasil por 2x1

-Placar moral Brasil 5x2 Argentina

-Notas dos jogadores

-Leão Sem culpa no gol, não teve muito trabalho, mas quando exigido foi bem. Nota 7,0
-Toninho Não foi o lateral ofensivo de outras ocasiões. Nota 6,0
-Amaral O melhor jogador do Brasil. Preciso e firme nos desarmes, ganhou praticamente todas as jogadas. Nota 8,0
-Edinho Teve problemas no combate aos atacantes argentinos e falhou feio no lance do gol. Nota 4,5
-Pedrinho Uma peça quase nula. Não marcou, não apoiou e não jogou...Nota 5,0
-Carpegiani Quase todas as bolas passaram por seus pés, mas ele não estava em um bom dia e errou mais do que o normal. Pelo menos não se omitiu. Nota 5,5
-Zenon Nem de longe lembrou o "maestro" do Guarani. Errou lançamentos, faltas e não fez um bom jogo. Nota 5,0
-Zico Mesmo tendo que, as vezes, jogar como centroavante, fez um gol e deu o passe para o outro. Pecou por insistir demais em jogadas pelo meio. Nota 7,0
-Tita. De bom, somente o golaço da vitória. E contra a Argentina, isso é mais do que suficiente. Nota 7,0
-Palinha Outro que por vezes teve que ocupar a posição de centroavante e por isso não rendeu o esperado. Nota 6,0
-Zé Sérgio Começou bem a partida levando vantagem sobre seu marcador e fazendo a jogada do gol de Zico. Mas como Pedrinho não apoiava, acabou ficando isolado. Nota 6,0
-Juari Deu mais velocidade ao time, mas perdeu um gol incrível. Nota 6,0
-Batista Entrou para fechar o meio de campo e cumpriu bem seu papel, mesmo com pouco tempo em campo. Nota 6,0
-Cláudio Coutinho sofreu com as ausencias de Júnior, Falcão e Sócrates e especialmente com sua relutancia em escalar um centroavante de ofício. Nota 6,0

-Espero que tenham gostado do post e em breve voltaremos com mais um jogo histórico do meu acervo...

Marcadores: