sábado, 17 de janeiro de 2009

Cruzeiro 4x2 Atletico

Completando a rodada de sabado tivemos a semifinal do torneio de verao no Uruguai entre cruzeiro e atletico.a partida ja seria importantissima pois era a primeira vez que os 2 clubes se enfrentavam fora do Brasil.
O cruzeiro que manteve praticamente intacta a base do ano passado(a unica mudança foi a entrada de Wellington paulista no lugar do Guilherme) começou dominando o jogo e logo aos 17 minutos num cruzamento na area Renan marcou contra.
a partida prosseguiu com muitos erros de passes e com Junior completamente perdido no meio de campo do galo.aos 21 mao de Thiago Heleno dentro da area, o juiz da penalti,Diego Tardelli em sua estreia bate bem e marca o gol de empate do galo.O resultado a essa altura era injusto ao maior volume de jogo do cruzeiro.A justiça foi reestabelecida aos 39 quando Thiago Ribeiro foi seguro dentro da area.Penalti, agora para o Cruzeiro.Fernandinho bate e Juninho adivinha o canto e quase pratica a defesa mas a bola acaba entrando de qualquer forma.
Aos 46 num contra ataque mortal de 3 contra 1,Jonatan rola a bola pra Ramires que devolve a Joantas que devolve a Ramires que so tem o trabalho de tocar a bola na saida de Juninho.E assim termina o primeiro tempo com o Cruzeiro bem melhor.
Apos varias substituiçoes no intervalo e contando com Diego Tardelli jogando bem o galo melhora e começa a dar trabalho a Fabio.O Atletico perde 3 chances claras de gols.A essa altura parece que o Cruzeiro esta meio desinteressado pelo jogo.O tecnico Leao sente isso e tira o zagueiro Marcos e coloca o atacante Tcho saindo do 3-5-2 e passando para o 4-4-2.A mudança da resultado e Thiago Feltri aproveita o espaço nas costas de Jonatan, aparece sozinho e cruza na medida pra Diego Tardelli marcar seu segund gol no jogo.
Aos 44, Ramires entra pela direita e cruza pra Soares escorar e fechar o placar.apesar da melhora do galo no 2 tempo a vitoria do Cruzeiro foi mais do que justa e so vem a confirmar meu pitaco para o campeonato mineiro.

Corinthians 5x1 Estudiantes

Antes de falar no jogo propriamente dito vou dar algumas impressoes que tive ao ver a partida...
1)a dupla de volantes tem tudo pra dar certo com o Cristian ficando mais fixo e cobrindo os avanços(principalmente do Andre santos pelo lado esquerdo) e com o Tulio jogando mais pela direita e com liberdade pra chegar mais ao ataque.
2)Quanto aos laterais a formula e mais ou menos a mesma do ano passado com o Alessandro avançando menos(porem quase todas as vezes que ele foi a frente contando com o apoio do Elias,hoje muito mais um meia pela direita do que no ano passado levou perigo a zaga argentina) e o Andre Santos com total liberdade podendo ir pela ala esquerda,derivar para o meio ou ate mesmo aparecer na direita.
3)A ultima observaçao e em relaçao aos meias Douglas continua sendo o destaque individual da equipe(mais uma belissima atuaçao deste jogador hoje),mas o que mais me impressionou foi a mudança de posicionamento do Elias em relaçao ao ano passado.Hoje ele atua muito mais perto dos atacantes(talvez pela falta de movimentaçao do Sousa)caindo sempre pela direita e fazendo o um dois com o Alessandro.
Bom agora vamos falar do jogo...
A partida começou morna e foi ate paralisada por causa de uma chuva de verao,mas o timao sempre esteve melhor.A partir dos 25 minutos Douglas começou a aparecer mais no jogo e com Sanchez fazendo uma marcaçao individual nele e com Andre Santos sem tanto brilho as melhores jogadas saiam sempre pela direita .
A primeira grande oportunidade veio quando Andre Santos cobrou falta, o zagueiro quase marcou contra e no rebote Chicao chutou pra defesa do goleiro.Logo depois num passe longo do Cristian, Jorge Henrique ajeitou pra tras e Douglas chutou por cima. o gol do timao esquentava...
Aos 31 minutos, sousa fez grande jogada(dando ate caneta)tocou pra Douglas que enfiou de novo para sousa, ele entao driblou o goleiro e cruzou para Jorge Henrique marcar sozinho.
Ainda havia tempo pra mais e aos 41 um passe longo de Elias contou com a falha do zagueiro que nao cortou o passe e a bola sobrou limpa pra Jorge Henrique marcar o segundo na saida do goleiro.Com isso chegou ao fim o primeiro tempo em que so um time jogou.
Mano Menezes nao fez alteraçoes pra dar ritmo e entrosamento a equipe que deve estreiar no paulistao quinta contra o barueri e o panorama da partida nao mudou.Logo aos 3 minutos Andre Santos cruzou e Sousa escora de primeira mas o goleiro pega.
Aos 9 finalmente o Estudiantes ameaça em um cruzamento pra area que Felipe sai mal e quase sai o gol.
O timao da uma parada,parece sentir o cansaço e a equipe argentina marca aos 23 em novo cruzamento em que Felipe mais uma vez sai mal a bola bate e rebate na area e sobra livre para Carrasco marcar.
Porem nada que assustasse o time pois logo na saida de bola Alessandro fez um passe ruim,Elias acreditou na jogada e quase sobre a linha de fundo cruzou,a bola passou sobre Jorge Henrique e Sousa dominou e chutou firme de pe direito pra fazer 3x1 aos 24 minutos.
Aos 33 falta cobrada por Cristian William se antecipou ao zagueiro e desviou de cabeça marcando 4x1.A partir dai começaram as substituiçoes no timao e o time perde um pouco o ritmo.
Aos 38 mais um cruzamento na area corinthiana Rojas desvia, a bola bate na trave e sobra pra Nunez que chuta pra fora.
Aos 41 Wellington saci(que acabara de entrar)lança Eduardo Ramos pela esquerda,ele avança e cruza rasteiro o zagueiro escorrega e nao consegue cortar o cruzamento e Octacilio Neto so escora pra fazer o quinto...e a festa total do bando de loucos no pacaembu.Pra completar aos 43 o volante Sanchez e expulso e o jogo acaba assim, corinthians 5x1 estudiantes.
Foi um excelente começo do meu favorito ao titulo do paulistao mas nao devem haver exageros pois alem de ter sido um simples amistoso e bom lembrar que a equipe argentina veio com um time misto e nao contou com Veron(seu maestro) e Boselli(seu artilheiro)Mas a torcida pode acreditar que o time esta indo no caminho certo.

Rodada de 17.01 Chelsea 2x1 Stoke City

Como este e o primeiro fim de semana que estou d fato voltando a acompanhar jogos de futebol no Brasil inicio uma nova fase no blog. A partir de agora nao vou somente dar pitacos como vou analisar as partidas apos elas acabarem.
E o primeiro jogo que vou analisar(mas sem dar muita enfase pois o blog e voltado basicamente para o futebol brasileiro) e a vitoria do Chelsea do Felipao por 2x1 sobre o stoke City.
foi um dos maiores massacres que eu vi nos ultimos anos no futebol.os azuis atacaram o tempo todo,perderam inumeras oportunidades, o goleiro do Stoke(o dinamarques Sorenssen) pegou ate pensamento e pra completar a fase de azar do Chelsea eles ainda tomaram um gol.
Muito bem eis que chegamos aos 43 minutos do 2 tempo e apos um cruzamento Ballack desvia a bola e Belleti empata o jogo.A comemoraçao corre solta no Stanford Bridge.As cameras da tv flagram Felipao pedindo pro time ir pra cima e colocar o coraçao na ponta da chuteira.46 do 2 tempo,mais um cruzamento na area do Stoke,a bola bate,rebate,sobra pra anelka,ele chuta,o zagueiro trava, a bola se oferece para o pe esquerdo de Frank Lampard, o chute sai certeiro e vence o quase intransponivel goleiro.gol da virada do Chelsea.gol com a cara de Felipao...
O mais importante dessa marcante vitoria foi a comemoraçao dos jogadores...todos foram abraçar o treinador brasileiro,mostrando que estao com ele pro que der e vier... e Felipao q achou a teria estabilidade no cargo hein...quem sabe esta virada heroica e com a sua marca nao seja o inicio de uma grande arrancada.Talento,sorte e competencia ele ja provou que tem.