quarta-feira, 4 de maio de 2011

Um breve panorama histórico da Copa América

A Copa América é o um dos torneios mais antigos entre seleções da história do futebol. A primeira edição aconteceu em 1916, entre 2 e 17 de julho e fez parte das festividades pela comemoração do Centenário da Independência da Argentina. Inclusive, no dia 9 de julho, data exata do feriado, foi criada a CONMEBOL.

Este primeiro torneio teve a presença de apenas 4 seleções. Os anfitriões, o Uruguai, o Chile e o Brasil. A Celeste se tornou campeão ao empatar em 0x0 com a Argentina. A seleção brasileira acabou em terceiro lugar, com dois empates e uma derrota.

Até 1967, a Copa América não respeitava um calendário regular. Em algumas ocasiões a competição era disputada de quatro em quatro anos. Em outras, de dois em dois. Houveram até mesmo disputas em anos consecutivos. O regulamento era tão mutável quanto o calendário.

De 1975 a 1983, ela passou a ser disputada de quatro em quatro anos, sem sede fixa e passou a ser jogada com divisão de grupos e jogos em ida e volta. De 1987 até hoje, a Copa América voltou a ter sede fixa. Desde a edição de 1993, países de outras confederações passaram a ser convidadas para a disputa. Até hoje, apenas seleções da CONCACAF e o Japão aceitaram o convite (não custa lembrar que a atual campeã do mundo Espanha foi convidada para a edição deste ano, mas declinou o convite)

A Argentina segue como a maior vencedora da competição com 14 títulos conquistados. Em seguida vem o Uruguai com 12 e o Brasil com 8. Nossos hermanos também são o país que por mais vezes sediou a competição, chegando a décima vez que receberá o torneio na edição deste ano, de 1 a 24 de julho.

Em breve, iremos abordar detalhadamente algumas edições da Copa América em específíco. Desde já, contudo, vale ressaltar alguma curiosidades. Por exemplo, até 1997, o Brasil havia conquistado apenas 4 vezes a competição, todas elas quando foi país-sede. O Rei Pelé nunca conquistou uma Copa América pela seleção. A Argentina, então campeã do mundo, sediou o torneio em 1987 e contava com o time quase completo e a força da torcida para conquistar o título. Entretanto, na semifinal, os hermanos, com Maradona e tudo, caíram diante da raça uruguaia.

Por hoje, é isso e em breve voltaremos com a edição de 1979, quando o surpreendente Paraguai do jovem Romerito (futuro astro do Fluminense) conquistou o título, depois de eliminar o Brasil, em pleno Maracanã, na semifinal. Abraços a todos!