quinta-feira, 29 de julho de 2010

Santos 2x0 Vitória-O amadurecimento dos Meninos da Vila

Movimentação ofensiva e defensiva do Santos na primeira partida da final da Copa do Brasil. Escalado no seu terdicional 4-2-3-1.

 Para o bem dos amantes do futebol bem jogado, a Quarta-Feira de jogos decisivos premiou as equipes que buscaram o gol e jogaram ofensivamente. Na Vila Belmiro, aconteceu a primeira partida decisiva da Copa do Brasil. E, assim como no Beira-Rio, apenas uma equipe quis ganhar o jogo.
 Escalado no seu tradicional 4-2-3-1, com Arouca como único volante, Wesley saindo para o jogo pela direita e a linha de 3 armadores (Robinho pela direita, Ganso centralizado e Neymar pela esquerda) e contando apenas com André como atacante, o Peixe adiantou sua marcação e roubou várias bolas no campo de ataque, criando assim pelo menos 3 boas oportunidades de abrir o marcador.
 Como errava passes de mais, o Rubro-Negro não conseguia se articular. Ramón era lento demais nas jogadas. Elkesson não se aproximava do ataque e deixava Schwenk, como todas as suas limitações, isolado na frente.
 O resultado de apenas 1x0 a favor do Santos no primeiro tempo deve ter sido comemorado no vestiário Baiano. O gol foi marcado por Neymar, de barriga.
 E o que já era ruim ficou ainda pior na etapa final. Com uma volúpia de atacar ainda maior, os meninos da Vila acuaram o Vitória e só não chegaram a uma goleada, que praticamente garantiria o título, por causa da grande atuação do jovem goleiro Lee. O novato até penalti cobrado por Neymar (com uma cavaidnha) defendeu.
 Porém, nem a soberba atuação de Lee seria capaz de impedir que o segundo gol santista saísse. E ele veio numa falta muito bem cobrada por Marquinhos. O que mais impressionou a quem assistiu a partida foi o fato de que até o final do jogo, o Santos continuou criando e desperdiçando chances claras de ampliar o marcador.
 O 2x0 dá ao time Paulista uma vantagem muito grande para a partida de volta, na semana que vem em Salvador. Tendo que tentar reverter o resultado, o Vitória terá que fugir das suas características e se abrir desde o começo, proporcionando os espaços que os meninos adoram. Os Meninos da Vila parecem cada dia mais prontos e maduros para virarem protagonistas do futebol Mundial.

Marcadores: ,

Inter 1x0 São Paulo- O jogo de uma só equipe


 O primeiro jogo da semifinal 100% nacional da Libertadores foi toda de um time só. Já se tinha a nítida impressão que o Inter era superior, com melhores valores individuais e muito mais organizado em campo. E. foi exatamente isso o que se constatou agora a pouco no gramado do Beira-Rio.
 Acuado em seu próprio campo, sem ter uma jogada sequer de contra-ataque estruturada e com excesso de volantes no meio de campo, o Tricolor Paulista penou para sair com o 0x0 na primeira etapa. Foram 45 minutos de domínio territorial do Colorado que, pecava sempre no último passe.
 O que se viu na etapa final foi um Inter ainda mais presente no campo de ataque e um São Paulo cada vez mais recuado e impotente perante o domínio adversário. Não fosse mais uma boa atuação de Rogério Ceni, o Tricolor provavelmente já teria tomado o gol mais cedo.
 Mais uma vez o garoto Giuliano mostrou ter estrela. Ele substituiu o apagado Andrezinho e marcou, aos 23 minutos, o gol da vitória Gaúcha. Somente nos últimos 5 minutos de partida, o São Paulo se aventurou no ataque. Foi nesse período que Renan fez sua única defesa difícil na partida.
 Para a decisão da vaga, na quinta que vem, no Morumbi, aponto o Inter como favorito destacado. Não só por ter vencido em casa, e sem levar gol, mas também pelos motivos que apontei no início deste texto. Somado a isso tem-se o ambiente cada vez mais conturbado do São Paulo, com um técnico que já parece ter perdido o controle do grupo e forma-se o ambiente perfeito para que, mais uma vez, o Inter triunfe no Morumbi em uma Libertadores...