domingo, 12 de fevereiro de 2012

Goleada do Bota, Vágner Love e Vasco 100%

                                                  
                                                   Sexta Rodada da Taça Guanabara

                                                   Botafogo 4x1 Bonsucesso
Quem olha o placar final do jogo, pode ter a impressão que foi uma vitória fácil do alvinegro. Entretanto, até a entrada de Herrera, aos 25 minutos do segundo tempo, a peleja foi mais equilibrada do que se poderia imaginar.
Evidentemente, a maior qualidade técnica do Botafogo se fez presente e, apesar das más atuações de Felipe Menezes e do seu miolo de zaga, conseguiu abrir uma vantagem de 2x1, com gols de Maicossuel e Loco Abreu (que também desperdiçou uma penalidade máxima), com Adriano Magrão descontando.
Somente após a entrada do atacante argentino é que as jogadas começaram a fluir. Saindo de um 4-2-3-1 para o 4-2-2-2, o time ficou melhor destribuido em campo. Herrera acabou premiado ao marcar os dois últimos tentos do triunfo.
Os três pontos foram importantes para mostrar que o Fogão está em plena evolução. E serviu, principalmente, para que o time se classifique para as semifinais da Taça Guanabara com um simples empate diante do Macaé, na derradeira rodada da competição.

                                                          Flamengo 2x0 Nova Iguaçú
Podendo pela primeira vez contar com um atacante de qualidade, Joel Santana saiu da sombra de Luxa ao armar o Flamengo em um 4-3-1-2 em losango. Willians era o responsável pela cabeça de área. Luiz Antônio saia pelo lado direito e Renato Abreu pelo esquerdo. Na armação, Ronaldinho criava as jogadas para Deivid e Love.
As alterações deixaram a equipe mais bem distribuida no gramado. Ronaldinho participou mais dos lances e não apenas se escondeu na ponta esquerda. Deivid passou a jogar como sabe e gosta, ou seja, como atacante de movimentação, deixando o estreante do dia mais fixo a frente. O time ganhou principalmente em profundidade, um dos grandes pecados da Era Luxemburgo.
O primeiro gol saiu com a participação dos homens de frente. Ronaldinho deu ótimo passe a Love, que bateu para defesa do goleiro. No rebote, Deivid marcou. Mesmo sem conseguir marcar mais gols na primeira etapa, a melhora do time foi grande.
Talvez já pensando na estréia da Libertadores, o rubro-negro diminuiu sensivelmete o ritmo nos 45 minutos finais. Love praticamente não apareceu, sentindo a falta de ritmo. E para não fugir da rotina, a defesa andou batendo cabeça e proporcionando alguns sustos aos torcedores. Quando parecia que o Nova Iguaçú estava "gostando do jogo", Renato Abreu decidiu a parada, com uma bomba de falta.
Se por um lado Joel já pode ficar animado com a melhora de sua equipe, por outro, deve estar preocupado para o jogo de quarta feira. Sem poder conta om Vágner Love, o treinador deve optar pela escalação de Botinelli, adiantando Ronaldinho para o ataque. E, essa escalação já mostrou que não é confiável, já que o time fica sem poder de fogo.

                                                            Vasco 2x1 Fluminense
Depois de um começo de partida alucinante, com oportunidades perdidas de lado a lado, foi o tricolor que, comandado por Deco, mandou no primeiro tempo. A vantagem de 1x0 apenas foi injusta tamanho o domínio exercido pela equipe de Abel Braga. Fred e Thiago Neves, o autor do gol, também jogavam demais. O flu não só jogava bem com a bola nos pés, mas marcava muito, especialmente as descidas de Fágner. O Vasco praticamente não jogou.
O panorama da partida se alterou completamente na etapa final. Com William Barbio aberto pela direita, dando uma mão a Fágner, o time da Cruz de Malta equilibrou a partida e chegou merecidamente ao empate através de Alecsandro, em assistência do lateral direito.
A partir daí, um outro personagem entrou em cena. O árbitro deixou de assinalar penalti claro em cima de Carlinhos e passou a inverter faltas. irritados, os jogadores do Fluminense foram recebendo seus cartões amarelos. Quando Alecsandro marcou o seu segundo gol, os tricolores se enervaram de vez e Edinho e Fred acabaram expulsos.
Enquanto o time de Cristovão Borges segue com 100% de aproveitamento e praticamente garantido nas semifinais da Taça Guanabara, o flu precisará vencer seus dois últimos compromissos e ainda depender do resultado de Vasco e Boavista.

Marcadores: , , , , ,