domingo, 4 de julho de 2010

Copa 2010- Quartas de Finais

                                                                   Holanda 2x1 Brasil

-O Brasil jogou no seu tradicional 4-2-3-1. Já a Holanda veio a campo também no 4-2-3-1.
-A partida começou com a equipe Européia tocando a bola mais do que o habitual, mostrando respeito em excesso ao futebol Brasileiro.
-Já na primeira vez que conseguiu retomar a posse de bola, a equipe de Dunga conseguiu marcar um gol, corretamente anulado pela arbitragem.
-O que se viu a partir deste momento foi um Brasil mostrando seu melhor futebol na Copa. Assim, não foi surpresa quando Robinho abriu o marcador, em grande passe de Felipe Melo.
-Felipe, aliás, era a chave do domínio Brasileiro na primeira etapa. Praticamente não errou passes, o que fez a bola chegar com mais qualidade e rapidez a Kaká, Robinho  e Luís Fabiano. Além disso, ajudou de maneira soberba Michel Bastos na marcação a Robben e Gilberto Silva na de Sniejder. Se não bastasse tudo isso, ainda fez pressão sobre o fraco árbitro Japones, que se perdia devido ao teatro dos jogadores Holandeses(especialmente Robben).
-Foram pelo menos mais 4 chances claras de ampliar e matar a partida ainda nos 45 minutos iniciais. Porém, as boas defesas do goleiro Sketelenburg e a falta de pontaria de nossos jogadores, não nos deixou ampliar a vantagem.
-Tudo indicava que seria o cenário perfeito para a Seleção Brasileira no segundo tempo. A Holanda teria que sair pro jogo e daria o espaço para a grande arma dos comandados de Dunga, o contra-ataque.
-Não foi isso o que se viu em campo. Felipe MElo continuou sendo o protagonista, só que desta vez para o pior. Primeiro, fez uma firula que armou um ataque Holandes que quase redutou no gol de empate. Depois, caiu assustadoramente na marcação, expondo Michel Bastos que perdia no combate direto a um revigorado Robben, obrigando Dunga a colocar Gilberto na lateral-esquerda(onde o Cruzeirense já não atuava a bastante tempo).
-O terceiro erro tem que ser dividido com o goleiro Júlio César. Após uma falta cobrada rapidamente, Sneijder levantou a bola na área, Felipe estava pronto para tirá-la de cabeça, quando o goleiro chocou-se com ele, errou o soco que daria na bola, que apenas resvalou na cabeça do volante e entrou.
-Pronto, pela primeira vez em dificuldades na Copa, o time se abalou. Aproveitando-se do cenário, a Holanda cresceu e marcou o segundo, novamente em uma bola levantada. Luís Fabiano permitiu o desvio de Kuyt no primeiro poste e Felipe não marcou o baixinho Sneijder(esse seria o quarto erro), que de cabeça, virou a partida.
-O quinto erro de Felipe foi o pisão desleal que deu em Robben já caído. O árbitro não teve dúvidas e edeu cartão vermelho ao desequilibrado volante. Com um a menos em campo e com Dunga histérico do lado de campo, o Brasil não teve tranquilidade e cabeça fria para tentar voltar ao jogo.
-A Holanda poderia ter ampliado, marcando pelo menos mais dois ou tres gols, não fosse o excesso de preciosismo de seus atacantes e a soberba atuação do zagueiro Juan.
-O treinador Brasileiro ainda mostrou seu despreparo e a falta de opções no elenco quando substituiu seu artilheiro, Luís Fabiano, pelo baixinho Nilmar, que teve que brigar por bolas lançadas, na base do abafa.
-Nada disso, porém deve diminuir os méritos da Holanda, que atuou muito bem no segundo tempo, teve em Sneijder o craque decisivo que Kaká não conseguiu ser, e chega, como favorita, a semifinal.
-O final do filme foi previsível e anunciado. Apenas Dunga parecia não ter a certeza disso. Agora, serão 4 anos para se prepararar, na busca do sexto título mundial, em 2014, aqui no Brasil. E aí sim, espera-se que Ganso, Neymar e jogadores mais talentosos estejam no  elenco Canarinho...







                                                               
   Uruguai 1x1 Gana

-O Uruguai entrou no 4-2-3-1, mas com a ausencias de Godin e Alvaro Pereira, Oscar Tabarez foi obrigado a mexer nas peças. Victorino entrou na zaga, mas sem dar a mesma segurança e Fernández entrou como meia pela direita, passando Cavani para atuar pelo lado esquerdo.
-Gana jogou no seu 4-1-4-1, mesmo com a ausencia de armador mais talentoso, Ayew. Boateng, atuandop novamente pela esquerda, era a peça-chave do esquema.
-Depois de começar bem a partida, a Celeste recuou, especialmente após a contusão do capitão Lugano, que teve que ser substituído.
-Gana passou a forçar o jog pela direita, em cima do lateral Fucile(que já havia tomado um cartão amarelo), mas foi pelo meio que Muntari bateu de longe, já nos acréscimos para abrir o placar.
-Precisando atacar, Tabarez voltou com Lodeiro na vaga de Fernández. Em uma falha do goleiro Kingson, Forlán, de falta, empatou a partida.
-Suárez estava muito isolado a frente e Tabarez tentou resolver esse  problema ao colocar Abreu para lhe fazer compania e explorar as bolas altas. A zaga Ganesa, porém fazia sua melhor partida na Copa e não lhe permitiu qualquer oportunidade.
-Com as entradas de Appiah e Adiyiah, Gana passou a mandar no jogo de uma forma tal, que se qustionava as condições físicas dos Uruguaios.
-Na prorrogação, nada de muito bom aconteceu até que, nos acréscimos do segundo tempo, Suárez salvou por duas vezes um gol certo sobre a linha. Só que a segunda "defesa" foi com a mão. Penalti para Gana e expulsão para o atacante. Era marcar o gol e pela primeira vez o continente Africano teria um representante entre os 4 semifinalistas de uma Copa. Mas Gyan(qua já havia marcado dois gols de penalti nesse Mundial), cobrou a penalidade no travessão e desperdiçou a oportunidade.
-Na decisão por penaltis, duas defesas do goleiro Muslera garantiram a Celeste de volta a uma Semifinal, o que não acontecia desde 1970 e alçou Suárez ao posto de novo ídolo do país. Posto esse que tem que ser dividido com "Loco" Abreu, que garantiu a classificação com uma "cavadinha" bem ao seu estilo.
-Sem sombra de dúvidas, a Holanda é mais do que favorita para o confronto de Terça, mas quem ainda pode duvidar do Uruguai e da sua raça....



                                                           Alemanha 4x0 Argentina


-A Argentina de Maradona atuou em um 4-1-3-2. Já a jovem equipe da Alemanha entrou armada em um 4-2-3-1.
-Dom Diego foi extremamente criticado por escalar zagueiros para atuar como laterais. E foi justamente em cima de Otamendi, o central improvisado na lateral direita, que saíram todos os gols Alemãos.
-Além do contra-ataque rápido e mortal, a equipe Européia também teve em um jogador improvisado seu destaque absoluto. Schweinsteiger foi simplismente brilhante, é, atá agora, o craque da Copa na minha opinião.
-E o que falar de Klose, um atacante veterano, que atravessava uma péssima fase(havia marcado apenas 3 gols esse ano), que se transforma em pleno Mundial. Ele foi importantíssimo pois além de marcar dois dos quatro gols, fez um excelente trabalho de pivo para quem vinha de trás.
-Pelo lado dos Hermanos, a desorganização do seu meio de campo(causado pela boa marcação de Khedira e Boateng) obrigava Messi a recuar demais para buscar o jogo, facilitando a marcação e o afastando dos atacantes.
-Como o time da Alemanha é jovem e rápido, expos o pior da zaga Argentina. A lentidão de Otamendi, Demichelis, Burdisso e Heinze no confronto direto. Isso ficava ainda mais evidente pois Mascherano, sozinho, não conseguia dar conta do recado na proteção a zaga.
-A partida permanecia equilibrada(apesar de leve domínio Alemão), até os Germanicos marcarem o segundo gol. Maradona então trocou Otamendi por Pastore, improvisando Maxi Rodriguez na lateral direita.
-Mas a alteração não resolveu o problema. O terceiro e o quarto gols saíram pelo mesmo lado direito.
-Na semifinal, a Alemanha com vocação ofensiva terá o desfalque de Muller. E poderá sentir o fato de entrar como favorita em uma partida que define a passagem para a decisão. Porém, mesmo que perca, só o fato de jogar um futebol ofensivo(muito mais Brasileiro do que o próprio Brasil) já terá valido a frente.





                                                               Espanha 1x0 Paraguai

-A Espanha atuou no seu 4-2-3-1 seguindo com Villa jogando mais pela esquerda e Fernando Torres mais centralizado. O Paraguai atuou no 4-2-3-1, com Valdez atuando um pouco mais recuado para que Valdez fosse o homem referencia.
-E os primeiros minutos surpreenderam o mundo. Marcando no campo Espanhol, o Paraguai não deixava a Espanha tocar a bola e fazer o seu jogo. Ao mesmo tempo, a partida foi extremamente chata até a marcação do penalti para os Paraguaios já no segundo tempo.
-Cardozo desperdiçou e no lance seguinte ocorreu um penalti para a Fúria. Xabi Alonso também desperdiçou sua cobrança.
-Quando tudo apontava uma prorrogação, Villa marcou o quinto gol em seis marcados pela Espanha. E, pela primeira ves desde 1950, os Espanhóis estavam entre os quatro melhores do Mundo.
-Porém, para a semifinal contra a Alemanha, alguns pontos precisam ser melhorados.
-1)A equipe toca, toca, toca a bola mas não define a jogada. Poderia aproveitar melhor os chutes de fora da área de Xabi Alonso e Xavi.
-2)A má fase de Fernando Torres, que mesmo assim é mantido no time titular. A entrada de Llorente poderia melhorar a produção do ataque, tirando um pouco da pressão de Villa.
-3) Por falar nele, parece que só o camisa 7 da Fúria marca gols na Copa. A equipe precisa de uma maior produção ofensiva de outros jogadores.
-4)O time precisa de um organizador como Fábregas, possivelmente no lugar de Busquets, para que o jogo ganhe mais verticalidade.
-Se cosneguir resolver esses problemas, a Espanha poderá encarar a Alemanha. Mas por tudo que temos visto na Copa, apontaria os Germanicos como favoritos...

Marcadores: