sábado, 14 de novembro de 2009

Cruzeiro 1x1 Gremio

-Foi uma boa partida no Minierão. No primeiro tempo, tivemos dois momentos distintos. No primeiro, que durou até os 25 minutos, o domínio foi do time celeste.
-Quando o zagueiro Réver se machucou e saiu para a entrada do garoto Maylson, incrivelmente, o tricolor se acertou em campo e equilibrou a partida. Thiego saiu da lateral direita e foi para zaga. Túlio passou a ser o lateral direito e Maylson deu muito mais qualidade a saída de bola, além de encostar mais no ataque.
-Mesmo com cada equipe dominando uma parte da primeira etapa, não houveram grandes emoções, nem grandes chances criadas por nenhuma dos times.
-O segundo tempo foi praticamente só do time celeste. Adílson Batista foi corajoso nas alterações. Colocou Guerrón no lugar de Joanthan, passando Marquinhos Paraná na lateral direita e Soares na vaga de Thiago Ribeiro.
-E na primeira jogada dos dois que haviam acabado de entrar, o equatoriano cruzou para Soares, que sofreu penalti do goleiro Victor. Gilberto cobrou bem e abriu o marcador.
-Com a boa atuação de Gilberto na armação, e principalmente com a velocidade do endiabrado Guerrón. O equatoriano fez mais uma belíssima jogada e Soares perdeu gol incrível, sem goleiro.
-Percebendo que Maxi López estava muito isolado na frente, o treinador do Gremio colocou Herrera na vaga de Tcheco.
-Justamente quando o tricolor começava a equilibrar a partida de novo, teve dois jogadores expulsos, o hoje lateral direito Túlio e depois o outro lateral Fábio Santos.
-Para desesepero da torcida mineira, o atacante Soares se machucou(mais uma vez) no tornozelo e o Cruzeiro já havia feito as 3 substituições. Com isso a vantagem numérica do time mineiro passou a ser de 1 jogador.
-Só que mais uma vez, em pleno Mineirão lotado, o Cruzeiro voltou a decepcionar, assim como havia ocorrido na partida contra o Fluminense. Mesmo com um jogador a mais e com pouco tempo para terminar a partida, a raposa conseguiu levar o gol de empate, marcado pelo argentino Herrera, aos 46 minutos do segundo tempo, em jogada legal e num lance de muito oportunismo. O Mineirão calou-se...
-E assim o time mineiro foi do céu(terceiro lugar)ao inferno(quinto lugar podendo ser ultrapassado pelo Inter amanhã). E convenhamos, quem perde esses pontos bobos, especialmente em casa, depois não pode ficar reclamando da sorte...

São Paulo 2x0 Vitória

-Morumbi cheio pela primeira vez no Campeonato Brasileiro. E sabem porque. Sim, mais uma vez o tricolor assumiu a liderança da competição, desta vez faltando apenas 3 rodadas para o fim...
-Contra um Vitória fechado, e em péssima fase, foi fácil para o São Paulo abrir o marcador, em jogada legal. Jorge Wágner aproveitou o rebote do goleiro e marcou.
-A partir daí, o time passou a administrar o resultado, e jogou sem pressa, ainda mais sabendo que os resultados da rodada lhe ajudavam.
-Quando o time baiano resolveu se abrir, no segundo tempo, o tricolor achou todos os espaços que precisava.
-O time paulista marcou o segundo gol após falha da defesa rubro-negra e cruzamento preciso de Hernanes, que Hugo(sempre ele em momentos decisivos)marcou de cabeça.
-Depois o tricolor apesar de mais uma vez tirar o pé do acelerador, ainda perdeu gols incríveis como os de Washington.
-Ao final do jogo, a torcida gritava "É campeão". Ainda é muito cedo para isso. Até porque se o Flamengo ganha o jogo contra o Náutico amanhã, passa a ser, na minha opinião, o favorito, pois não acredito que o São Paulo vença o Botafogo e o Goiás fora de casa...
-Mas em se tratando do supercampeão tricolor paulista, vale o retrsopecto, e a torcida está mais do que certa em comemorar...Os jogadores é que não podem entrar no clima de oba-oba...

Espanha 2x1 Argentina

-A vitória espanhola( a décima-sétima em 17 jogos em casa desde que Vicente Del Bosque reassumiu a seleção) foi mais do que merecida.
-O primeiro tempo foi um passeio da fúria. Com toque de bola envolvente, rápido e letal, comandados por Xabi Alonso, Iniesta e Xavi, a Espanha era muito mais perigosa.
-E foi numa dessas trocas de passes envolventes, que David Silva, o melhor jogador espanhol, chutou, Romero deu rebote e Xabi Alonso de carrinho, marcou.
-A Argentina mais uma vez era um esboço de time. Vivia só de lampejos de individualidade de Messi, que hoje não estava bem.
-Pior, os hermanos insistiam em fazer a ligação direta da defesa para o ataque, devolvendo assim a posse de bola para os espanhóis.
-Além disso, a seleção argentina foi muito violenta na partida de hoje, com entradas desleais de Demichelis, Collocini e Heinze.
-Maradona adiantou a marcação na segunda etapa, e os argentinos voltaram equilibrando a partida.
-Numa bobeada do zagueiro Albiol, Maxi Rodriguez roubou a bola e foi para a area. O próprio Albiol completou sua desastrosa participação no lance e cometeu penalti, muito bem cobrado por Messi. Era o empate dos hermanos.
-Curiosamente, após o empate, a Argentina recuou e a Fúria voltou a crecser e comandar a partida.
-Foram várias chances desperdiçadas, até que Demichelis fez mais uma de suas lambanças e meteu a mão na bola dentro da area. Penalti que Xabi Alonso cobrou e converteu.
-Mesmo sem poder contar com seu artilheiro Fernando Torres, a Espanha mostrou que tem um time, organizado, bem treinado e letal do meio para a frente. É sério candidato ao título da Copa do Mundo do ano que vem, se não amarelar mais uma vez.
-Já a Argentina precisa encontrar dois laterais e dois zagueiros, isso no mínimo, ou seja tem que refazer toda a retaguarda, pois do jeito que as coisas vão, quando chegar o mata-mata na Copa, por mais que a belíssima camisa retro pese, a defesa portenha vai entregar o ouro...

Rússia 2x1 Eslovenia

-Apesar de muito mais time tecncicamente do que a Eslovenia, a Rússia pode ter complicado sua classificação a Copa do Mundo.
-Vencia por 2x0, jogava bem, mas o segundo gol talvez tenha sido marcado cedo demais(6 minutos do segundo tempo)
-Após isso, a seleção russa recuou demais, a Eslovenia colocou mais um atacante e passou a pressionar a saída de bola russa.
-Com Arshavin, sua grande estrela, já cansado, a Rússia não conseguia trocar passes e manter a posse de bola.
-E acabou castigada aos 43 minutos do segundo tempo, quando sofreu o gol qualificado, que agora dá aos eslovenos a vantagem de poder ganhar somente por 1x0 em casa e ir para a África do Sul.
-O time russo segue favorito pois é melhor, e tem um dos melhores treinadores do mundo(Gus Hiddink), mas a vantagem que era extremamente confortável, tornou-se possível de ser revertida.
-Basta lembrar que em casa, a Eslovenia jogou cinco partidas na fase de grupos das eliminatórias, com quatro vitórias e um empate...
-Mas ainda acredito na classificação Russa....

Brasil 1x0 Inglaterra-Mais uma vitória contra um gigante do futebol mundial

-Mais uma vitória da Seleção brasileira sobre os eternos fregueses ingleses. Mais um triunfo da equipe de Dunga sobre um dos gigantes do futebol mundial.
-Mas nem tudo são flores para a seleção. Michel Bastos, que no Lyon vem atuando como meia-esquerda, mostrou sérias dificuldades para jogar como lateral e compor a linha defensiva de quatro jogadores.
-E mais uma vez o Brasil teve sérias dificuldades ao enfrentar um adversário que se posta com duas lihas de quatro na marcação.
-Nilmar foi o grande destaque do time. Não só pelo gol marcado(falarei mais sobre isso já já). Mas principalmente pela movimentação e velocidade mostradas. Não foi a toa que ele sofreu até o penalti.
-Dunga parece ter achado o lugar do atacante do Villareal. Ele hoje atuou mais pela esquerda, como fazia Robinho. E foi por lá que o Brasil criou todas as principais jogadas na primeira etapa.
-Thiago Silva mostrou que na ausencia de Juan, deve ser o titular. Preciso, jogando sério e com muito boa técnica, ele mais uma vez provou porque é chamado de "mostro".
-O segundo tempo brasileiro foi simplesmente maravilhoso. Um time leve, solto e jogando pra frente.
-O lançamento do Elano para o gol de cabeça de Nilmar foi de cinema. Mas apesar do passe, a seleção cresceu muito com a sua saída para a entrada de Daniel Alves, que passou a atuar como meia-direita e fez a equipe jogar com muita fluidez.
-Luís Fabiano, que não esteve em tarde das mais inspiradas, ainda isolou um penalti sofrido por Nilmar. Só lembrando que no lance, o goleiro ingles Foster ddeveria ter sido expulso.
-A partida estava tão da maneira que a seleção queria, que até o capitão Lúcio arriscou suas subidas e numa delas mandou um petardo na trave.
-Gostaria de ter visto mais tempo do Hulk e do garoto Carlos Eduardo, mas compreendo a preocupação de Dunga, pois este é um clássico do futebol mundial. O jogo para experiencias é o da próxima terça, contra a fraca seleção do Omã...
-O Brasil parece cada vez mais favorito para o mundial do ano que vem...

Erros e mais erros de arbitragem

-Que a arbitragem brasileira e mundial é muito ruim, todos nós sabemos. Temos que achar uma solução para minimizar esses equívocos.
-Eu sou a favor da utilização de recursos eletronicos em lances polemicos. Não é necessária a paralização da partida. Basta haver um árbitro assistindo o jogo com uma tv, para que ele possa dar o veredito com clareza.
-É muito injusto, um time perder uma partida por causa de um erro de arbitragem, imaginem perder um campeonato(o que pode acabar ocorrendo com esses sucessivos problemas)
-Profissionalização da arbitragem mundial já. Todos tem que viver da e para a arbitragem. Durante a semana, eles tem que fazer acompanhamento físico, psicológico e principalmente vivenciar em uma simulação(podem ser jogos amadores, ou até mesmo simulação montadas)situações duvidosas e polemicas, para que através da mecanização dos seus atos, nem pestanejarem quando o lance simulado ocorrer pra valer.
-Um último ponto que gostaria de abordar é a necessidade da padronização dos critérios da arbitragem. Sabemos que o Brasil é um país muito grande, mas temos que manter um mínimo de critérios iguais, sejam os apitadores do sudeste ou do norte do Brasil.
-Se tudo isso não acontecer, a CBF vai ter que providenciar um freezer cada vez maior, pois o número da árbitros que vão para a "geladeira" será cada vez maior...
-Salvem a arbitragem brasileira.......