sábado, 3 de setembro de 2011

Rodada de sábado- 03-09-2011






Neste sábado, foi dado o pontapé inicial para a vigésima primeira rodada do Brasileirão 2011, com três partidas. Falaremos um pouco sobre elas a seguir.

Fluminense 3x2 Atlético-go. Posso resumir o que foi o jogo em apenas três palavras. Uma virada épica. Mais uma vez extremamente desorganizado, com atuações pífias de Sousa e Marquinhos e contado apenas com os lampejos do jovem Lanzinni, o Tricolor foi dominado pelo bom time goiano.

Mesmo quando Rafael Moura isolou o penalti que poderia ter empatado a peleja, o Dragão seguia apresentando-se melhor. Com isso, não foi supresa quando chegou aos 2x0, explorando especialmente as jogadas pelo lado de campo e o recuo excessivo de Edinho (que atuava como um zagueiro e deixava a entrada da área desprotegida) e com as investidas em velocidade de Vítor Júnior.

Quando a torcida já chamava Abel Braga de burro, o milagre aconteceu. Com dois gols de Rafael Sóbis (sendo um golaço de fora da área) e um em impedimento de Rafael Moura, o Flu chegou a segunda vitória seguida, muito mais na base da vontade e do abafa do que da organização. Contudo, depois de uma virada como essa (e de uma bela vitória sobre o São Paulo, no Morumbi), os ânimos e a confiança passam a estar em alta nas Laranjeiras. E, em um campeonato tão equilibrado como esse, a confiança, muitas vezes, é o fator que pode desequilibrar a seu favor;

Figueirense 1x2 São Paulo. Um primeiro tempo de domínio completo do Alvinegro. Foram pelo menos 4 grandes chances desperdiçadas diante de um rival dilacerado por ausências (11 no total). Mesmo assim, como um grande campeão, foi o Tricolor quem abriu o placar, com Cícero (que parece adorar marcar gols em Floripa).

Logo no começo da segunda etapa, o zagueiro João Paulo empatou a partida. A pressão do time da casa aumentava e parecia que o São Paulo não iria resisitir por muito tempo. Foi aí que brilhou a estrela e o talento de Rivaldo. Lançado por Casemiro, o Pentacampeão teve calma para fingir que ia chutar, derrubando o goleiro Wilson e dar um totozinho por cima do camisa 1.

A vitória foi merecida para o Tricolor? Na minha opinião nem um pouco. Mas como já diz o velho ditado, no futebol, quem não faz, leva. Ainda mais se você contar com um talento do calibre de Rivaldo a seu favor.

Atlético-mg 2x0 Avaí. Cuca e o Galo mineiro conseguiram a segunda vitória seguida, contra adversários diretos na luta contra o rebaixamento (o curioso é que, no primeiro turno, o Galo também venceu esses dois times). E mais importante de tudo. Desta vez o time convenceu.

O primeiro tempo deu a impressão de ter apenas um time em campo, tamanho o domínio exercido pelo Atlético. O gol já demorava demais pra sair quando Neto Berola fez grande jogada pela direita e Diego Orlando se atrapalhou todo para marcar contra.

Nos 45 minutos finais, o time de Cuca foi mais econômico nas investidas ao ataque. Mesmo assim, praticamente não foi ameaçado. Há uma luz no fim do túnel Atleticano. Quanto ao Avaí, parece que sua torcida irá sofrer até o fim, na luta para não ser rebaixado.

Amanhã, eu volto falando dos seis jogos que completam a rodada (lembrando que a CBF adiou Santos x Botafogo). Até lá.

Marcadores: , , , , , ,