terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mudanças já!


Impressionante o que aconteceu com o Flamengo nos últimos oito jogos. De candidatíssimo ao título, o time agora encontra-se fora da zona de classificação para a Libertadores. Tudo isto aconteceu, em apenas três semanas. Quem seriam os culpados?

Evidentemente, não se pode jogar todo o peso desta má fase apenas nas costas do treinador, Wanderley Luxemburgo. Existiram erros de arbitragem, um Ronaldinho cansado pela viagem de volta da seleção, contusões e a terrível fase de Thiago Neves e Deivid.

Contudo, Luxa é sim o principal (e não o único) responsável pelo mal momento da equipe. Suas alterações são sempre previsíveis (só entram Fierro, Negueba e Jael ou Diego Maurício). Sua insistência em escalar alguns atletas, apesar da má fase que eles atravessam, beira as raias da teimosia. Alguns, nem mereciam estar vestindo a camisa do Flamengo. Sua passividade fora do campo chama a atenção. Logo ele, que já foi conhecido por dar "nós táticos" em outros treinadores e por reclamar de arbitragens e fazer alterações ousadas. A má fase parece ter também atingido nosso técnico.

Pior ainda, quando um pum (que Luxa por ser humano, também deve soltar) passa a ter mais importância do que o fato do time não possuir um padrão tático, jogar de maneira extremamente desorganizada e, por vezes, até mesmo sem alma, chegamos a conclusão que a vaca já foi pro brejo.

Difícil apontar onde o treinador perdeu o comando dos seus jogadores. O fato é que os atletas não gostam das viagens a São Paulo (especialmente Atibaia) e da maneira como são tratados. O fato é que o Flamengo passou de protagonista a coadjuvante.

Acredito que ainda exista a possibilidade de conquista do brasileiro. Porém, para que isso aconteça, é hora de mudanças. Não amanhã, nem semana que vem. Já. Não sou defensor de se trocar de técnicos a qualquer tropeço. Mas para voltar a brigar, o Fla precisa de uma chacoalhada geral, um choque de ordem que o professor não conseguirá dar.

Por isso, peço encarecidamente a Presidente Patrícia Amorim, demita Wanderley. Contrate um motivador até o final do ano. Alguém como Renato Gaúcho, que já foi ídolo na Gávea, conheçe o clube, é boleiro e, principalmente, joga junto como o time. Só com mudanças extremas, poderemos voltar a sonhar. E não basta lembrar que, como diz o ditado, sonhar não custa nada!

Marcadores: , , ,