terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mudanças já!


Impressionante o que aconteceu com o Flamengo nos últimos oito jogos. De candidatíssimo ao título, o time agora encontra-se fora da zona de classificação para a Libertadores. Tudo isto aconteceu, em apenas três semanas. Quem seriam os culpados?

Evidentemente, não se pode jogar todo o peso desta má fase apenas nas costas do treinador, Wanderley Luxemburgo. Existiram erros de arbitragem, um Ronaldinho cansado pela viagem de volta da seleção, contusões e a terrível fase de Thiago Neves e Deivid.

Contudo, Luxa é sim o principal (e não o único) responsável pelo mal momento da equipe. Suas alterações são sempre previsíveis (só entram Fierro, Negueba e Jael ou Diego Maurício). Sua insistência em escalar alguns atletas, apesar da má fase que eles atravessam, beira as raias da teimosia. Alguns, nem mereciam estar vestindo a camisa do Flamengo. Sua passividade fora do campo chama a atenção. Logo ele, que já foi conhecido por dar "nós táticos" em outros treinadores e por reclamar de arbitragens e fazer alterações ousadas. A má fase parece ter também atingido nosso técnico.

Pior ainda, quando um pum (que Luxa por ser humano, também deve soltar) passa a ter mais importância do que o fato do time não possuir um padrão tático, jogar de maneira extremamente desorganizada e, por vezes, até mesmo sem alma, chegamos a conclusão que a vaca já foi pro brejo.

Difícil apontar onde o treinador perdeu o comando dos seus jogadores. O fato é que os atletas não gostam das viagens a São Paulo (especialmente Atibaia) e da maneira como são tratados. O fato é que o Flamengo passou de protagonista a coadjuvante.

Acredito que ainda exista a possibilidade de conquista do brasileiro. Porém, para que isso aconteça, é hora de mudanças. Não amanhã, nem semana que vem. Já. Não sou defensor de se trocar de técnicos a qualquer tropeço. Mas para voltar a brigar, o Fla precisa de uma chacoalhada geral, um choque de ordem que o professor não conseguirá dar.

Por isso, peço encarecidamente a Presidente Patrícia Amorim, demita Wanderley. Contrate um motivador até o final do ano. Alguém como Renato Gaúcho, que já foi ídolo na Gávea, conheçe o clube, é boleiro e, principalmente, joga junto como o time. Só com mudanças extremas, poderemos voltar a sonhar. E não basta lembrar que, como diz o ditado, sonhar não custa nada!

Marcadores: , , ,

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Corinthians 2x1 Flamengo- Um retrato dos treinadores


Nunca as entrevistas antes do início da partida foram tão reveladoras. Enquanto Tite admitia que a partida seria sim decisiva, Luxa vinha com o discurso que o resultado não iria selar os destinos dos clubes no campeonato. A partida acabou sendo um retrato dessas posturas.

O Corinthians sufocou desde o apito inicial. Parecia aquela pessoa que tem fome que cada dividida era um prato de comida. Com a marcação adiantada, o timão não deixava o Fla respirar. A movimentação dos atacantes Liédson e Émerson era intensa e Paulinho mandava no meio de campo.

Acuado e sem conseguir fazer a bola chegar a seus dois astros, o time carioca era obrigado a recuar a bola para os limitadíssimos zagueiros, Gustavo e Wellington, que faziam a ligação direta. Como Deivid e Ronaldinho não são exímios cabeçeadores e não conseguiam reter a bola, o domínio voltava a ser do Corinthians, que com isso, voltava a pressionar.

Se não fosse a brilhante atuação do goleiro Felipe, o alvinegro provavelmente teria goleado o frágil rubro-negro, que, mesmo quando esteve a frente do placar, não deu a impressão de que iria vencer a partida.

Os méritos de Tite são imensos. Treinou sua equipe para cruzar bolas sobre a área do Flamengo (não custa lembrar que os gols saíram assim). Além disso, montou um esquema que praticamente não deixou um extenuado Ronaldinho Gáucho brilhar, com Alessandro recuado e ajuda constante de Jorge Henrique. A entrada de William, para jogar nas costas de Júnior César, no lugar do próprio Jorge, deu folêgo novo ao ataque do timão. E, foi justamente por esse lado que os gols acabaram saindo.

Se encarar todas as partidas restantes com a mesma gana que a "decisão" de ontem, o Corinthians tem tudo pra ser mais uma vez campeão brasileiro.Uma virada como essas dá uma moral incrível.  A sinergia que se sentiu ontem entre time e torcida pode ser o fator desequlibrante de um campeonato cada vez mais equlibrado. E que Tite mantenha o seu discurso motivador.

Obs.1) Gostaria só de complemetar com um pitaco tático. Luxa poderia ter adiantado Thiago Neves e trazido Ronaldinho mais para trás. Mesmo em má fase, Thiago deus dois chutes perigosos, justamente quando jogou mais perto da meta adversária.

Já o recuo de RG10, daria ao Flamengo mais posse de bola, através de uma qualidade de passe superior. Com isso, o time provavelmente reteria mais a bola e esfriaria não só o time mas também a torcida do Corinthians. O Professor parece ter perdido a mão no comando do rubro-negro.

2) Profundamente lamentável a atitude do zagueiro Gustavo, que agrediu covardemente o artilheiro Liédson com um soco na barriga. Atenção STJD, punição nele!

Marcadores: , , , ,