segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Entrevista com o técnico Marcelo Buarque


Essa é minha primeira entrevista com o treinador da Portuguesa da Ilha do governador , que atualmente disputa a segunda divisão do campeonato carioca. Espero que gostem!
Futebol Master: Conte-nos um pouco sobre sua carreira ...
Marcelo Buarque:Começei como atleta com 12 anos no CRF e depois com 18 anos fui para o Fluminense , onde fui emprestado para o Cascavel - PR, depois retornei com uma lesão no séria no púbis resolvi encerrar minha carreira como atleta. Como preparador físico trabalhei no Bangu, São Cristovão e no ano de 1987 assumi a preparação física do CRF (onde trabalhei em todas as categorias- do mirim ao profissional) até 1999. Entre 1994 e 1999 , trabalhei na seleção brasileira sub15, sub 17, sub 20 e sub 23. No período entre 1999 a 2005, trabalhei em diversos clubes profissionais como assistente técnico e a partir de 2006 começei a trabalhar como treinador.
Futebol Master : Como vc nos contou acima, já trabalhou em clubes grandes,seleção brasileira de base etc,como é agora estar na 2 divisão do Rio?
Marcelo Buarque: Sim. Ja tive oportunidades de disputar a segunda divisão e encaro o desafio como qualquer campeonato. Tendo obtido acesso pelo Duque de caxias em 2007 e campeão pelo Nova Iguaçu em 2005.
Futebol Master :Tirando o América os outros clubes da segundona tem muito pouca exposição.Como vc encara isso?
Marcelo Buarque: Normal. Já que o campeonato carioca da série B não custuma ter grande visibilidade na imprensa.
Futebol Master:Como é a estrutura da Portuguesa?
Marcelo Buarque: Considero um estrutura boa para um clube da segunda divisão.
Futebol Master: Até agora a campanha do time tem sido boa.quais as perspectivas?
Marcelo Buarque: O objetivo é colocar o time na série A do RJ.
Futebol Master:Vc trabalhou no Caxias e no Volta Redonda(times da 1 divisão).quais são as diferenças para a Portuguesa?
Marcelo Buarque: A diferença que eu vejo o Volta Redonda com uma estrutura muito boa e com uma ajuda financeira. Já o Caxias, não tem uma estrutura tão boa. Porém, tem um bom suporte financeiro proveniente da prefeitura de Caxias. A Portuguesa, luta com dificuldade, sem ajuda de prefeituras ou federeação através de alguns patrocinadores.
Futebol Master: Como vc descreveria seu trabalho como treinador.Ele é mais para o manager ou vc delega poderes entre a comissão técnica?
Marcelo Buarque: Gosto de trabalhar em conjunto com a minha comissão técnica. Sempre pedindo opinião a todos. Afinal, todos tem a sua importância dentro do processo. Porém, a decisão final cabe a mim.
Futebol Master:Vc se considera q tipo de treinador: Boleiro,De grupo,Motivador,Tático,Centralizador?
Marcelo Buarque: Acredito que um bom treinador deve ser a mistura de todos esses ingredientes. Consigo ser um pouco de cada dependendo do momento.
Futebol Master: Qual seu sistema tático preferido?Como aplicár-lo no seu time?
Marcelo Buarque: Por já ter tido a oportunidade de trabalhar na seleção brasileira. Onde, você pode convocar o jogador para o seu sistema de preferência. Já no clube você tem que ajustar o sistema aos jogadores que vc possui. Não me prendo muito a sistemas e sim as características dos jogadores. Para desta forma, montar o sistema.
partida.
Futebol Master: Muitos treinadores dizem q não conseguem dar instruções durante o jogo vc consegue?Existe alguma maneira de conseguir?
Marcelo Buarque: Consigo sim. Durante todo o jogo tem sempre alguns momentos em que você consegue se dirigir aos seus atletas. Já que com os treinamentos e o dia-dia eles estão familiarizados com os gestos e algumas palavras para capitar o que pretendemos.
Futebol Master: Sabemos que com jogos quarta e domingo praticamente não sobra tempo para treinar.O que fazer então para acertar o time?
Marcelo Buarque: Eu tenho a prática de mesmo em curto espaço de tempo com treinamentos mais curtos estar sempre abordando a parte tática e jogadas ensaiadas. Tendo em vista que mesmo com a sobrecarga de jogos você consegue com vários treinamentos curtos, porém, com a introdução de elementos importantes para melhora do rendimento.
Futebol Master:Após um resulatdo ruim como recuperar a equipe?
Marcelo Buarque: Depende do momento da competição e como foi esse resultado ruim. Mas sempre procuro motivá-los e demostrar os erros cometidos na partida para que eles não sejam repetidos. Custumo falar neste momento: " Quando ganhamos, não somos tão bons quanto falam e quando perdemos também não somos tão ruins como falam. Estamos em algum lugar entre esses dois extremos. Temos sempre que continuar trabalhando e muito para sairmos de qualquer situação adversa. Pois só com muito trabalho é consigueremos atingir o sucesso!".
Futebol Master:Qual o valor de uma boa prelenção e do lado psicológico do atleta?
Marcelo Buarque:Acho fundamental pois é na preleção que você monta toda a sua estratégia: Tática, psicológica e motivacional para qualquer partida.
Futebol Master:Como é conviver com a pressão de ser sempre um "técnico interino"?
Marcelo Buarque: Normal. Faz parte da profissão na qual escolhi.
Futebol Master:Quem são suas influencias como treinador?
Marcelo Buarque: Tenho alguns como Carlos Alberto Parreira, Wanderley Luxemburgo, Paulo Autuori, Muricy Ramalho e Bernardinho.
Futebol Master:Como vc avalia o momento do futebol do Rio?
Marcelo Buarque: Acho que os clubes deveriam investir mais em estrutura.
Futebol Master: Com relação a ação dos empresários sobre jogadores cada vez mais jovens,qual sua opinião e é possível evitar isso?
Marcelo Buarque: Isso atualmente é uma prática que foi introduzida no futebol e que temos que saber conviver com ela. Até porque com os clubes financeiramente em dificuldades facilitam a ação destes empresários. Logo, temos que tentar conviver com eles. porque o mais importante é sempre a qualidade dos jogadores (Seja ele do clube, do empresário ou de qualquer fonte).
Futebol Master:Vc é a favor das empresas(ou grupo de inesvtidores)contratarem jogadores?Há alguma maneira de evitar que os times brasileiros sirvam apenas como vitrine?
Marcelo Buarque: Como havia relatado na questão anterior, a condição finaceira atual dos clubes brasileiros não é muito boa. sendo difícil obter independencia destes tipos de parcerias. Não vejo como algo ruim. Desde que a "parceria" seja no ambito financeiro e não interfira na escalação de determinados jogadores.
Futebol Master: Qual sua opinião sobre a adequação do calendário Brasileiro ao Europeu?
Marcelo Buarque: Não vejo necessidade.
Futebol Master: Como vc ve o futuro da profissão treinador de futebol ?
Marcelo Buarque: Acho que está sendo provado que planejamento e tempo de trabalho é o que vem fazendo a diferença nos cluber vencedores, ou seja, a minha esperança é que os clubes mantenham seus treinadores por mais tempo para que possamos ter mais estabilidade, resultado a longo prazo e qualificação do trabalho.
Futebol Master: Vc era técnico do Caxias no famoso episódio do cai-cai.Vc sente q foi injustiçado?Qual seu lado da história ?
Marcelo Buarque: Injustiçado eu rs... Não mesmo! O mais importante para mim é como sempre fui e sempre serei consciente profissionalmente. Fui formado por uma faculdade de Educação Física, trabalhei na formação de atletas de 12 anos até ... sempre tendo o cuidado de formá-los não só como atletas mas também como homens. Porque um menino que começa o seu sonho não sabemos se este garoto será um jogador de futebol mas com certeza um profissional em qualquer outra área como um dentista, um engenheiro etc. Então não seria eu louco e inconsequente de mandar qualquer atleta em qualquer situação abandonar qualquer tipo de partida. Até porque, eu como comandante que moral teria depois com os meu comandados para pedir qualquer coisa? Foi uma situação complicada pois paguei a situação como responsável sem ter tido participação alguma naquele episódio. Vale a pena ressaltar que os atletas que naquela situação cairam, eram o atacante que estava no meio campo e o goleiro que estava em sua meta. Como seria mágico mandar ao mesmo tempo que jogadores em extremidades opostas caissem ao mesmo tempo em um estádio com cerca de 10 mil pessoas gritando, tocando cornetas e incentivando a sua equipe? Acho que mesmo que tivesse tido essa infeliz idéia seria impossível concretizar esta fassanha digna de uma novela da globo!!! Ao final de tudo o mais importante foi o acesso do Duque de Caxias para a Série B do Campeonato Brasileiro. Esse sim eu mandei que jogassem e bem para que conseguissemos esse objetivo.
Quero mais uma vez agradece ao Marcelo Buarque pela entrevista. Abraços

Marcadores: