sábado, 5 de fevereiro de 2011

O dilema Ronaldinho

  O treinador do Flamengo Vanderlei Luxemburgo encara o seu primeiro dilema da era Ronaldinho Gaúcho. Como fazer para escalar o craque, junto com as outras estrelas da compania, sem perder o poder defensivo.

(clique na imagem para aumentar)
  A formação que será usada na partida de amanhã, contra o Boavista com dá ao craque, ao menos na teoria, uma maior liberdade de ação. Como pode-se ver no esquema acima, Maldonado joga na cabeça da área, procurando cubrir os avanços dos laterais(muito mais os de Leo Moura do que o de Egídio, que deve ficar mais preso a defesa). Willians fica encarregado de ajudar Leo Moura tanto na parte defensiva, como na ofensiva, permitindo assim que Thiago Neves derive da direita para o meio, como gosta de fazer.

Já o craque Gaúcho, teria a liberdade de poder se movimentar tanto pelo lado esquerdo, onde faria dupla com um Renato Abreu mais volante do que meia ou de encostar em Deivid, tornando-se assim um segundo atacante.

(clique na imagem para aumentar)
Já na opção que ao que parece, será a utilizada por Vanderlei quando puder contar com o Argentino Botinelli em forma e livre de lesões, Renato Abreu ou Egídio jogariam como laterais esquerdos, Maldonado seria obrigado a cobri-los especialmente se a opção for por Renato, desacostumado a jogar por ali. Willians já não teria um papel ofensivo tão importante, pois seu papel principal seria dar cobertura aos avanços de Leo Moura e eventuais buracos que possam aparecer na cabeça de área Rubro-Negra.

Na parte ofenisva, Thiago Neves caíria mais pela direita, com Botinelli, autentico "enganche" Argentino jogaria mais centralizado e Ronaldinho mais a esquerda. Ao meu ver, se não houver uma movimentação constante dos meias(o que nunca foi uma das características principais de nenhum deles), os jogadores tendem a ficar "encaixotados" e com areas de ação limitadas.

Evidentemente, tudo é uma questão de treinamento e, sabemos que estamos falando na base da teoria. Porém, se fosse origado a dar uma opinião, acredito que a primeira opção funcionaria melhor. Resta esperar para conferir se na prática, será assim mesmo.

Marcadores: ,