terça-feira, 8 de junho de 2010

Análise do Grupo F

- Hoje, vamos analisar as Seleções que estão no Grupo F da Copa.

                                                                        Geral
Teoricamente, a Itália seria a grande favorita do grupo. Eu digo seria porque a Azzurra chega com praticamente o mesmo time que foi campeão em 2006, só que 4 anos envelhecido. O Paraguai deve brigar pela segunda vaga com a surpresa Eslováquia. E a Nova Zelandia ficará feliz se marcar um golzinho ou se não for goleada...

                                                                      Itália
Geral. O treinador Marcelo Lippi aposta praticamente na mesma equipe de 2006. Do time titular da Copa passada, 9 jogadores devem ser mantidos. As únicas novidades serão o zagueiro Chiellini e o meia Marchisio.

Pontos Fortes. Tem tradição e camisa. Costuma ir bem quando está desacreditada. conta com a segurança de Buffon na meta e a experiencia de jogadores que já disputaram e venceram um Mundial.

Pontos Fracos. Nos últimos amistosos, a equipe não vem atuando bem. Pirlo, machucado, é dúvida para a primeira fase. A alta média de idade do elenco levanta questionamentos sobre a condição física da equipe.

Tradição em Copas. Vai para sua décima-sétima Copa. Foi campeã em 1934,1938,1982 e 2006. Vice em 1970 e 1994. Terceira colocada em 1990. Quarta em 1978.

Campanha nas Eliminatórias. Classificou-se como vencendora do grupo que também contava com Chipre, Geórgia, Bulgária, Montenegro e Irlanda.

Esquema Tático. Lippi arma sua equipe em um 4-3-1-2, com destaque para o meia Marchisio que dá o toque de criatvividade ao meio de campo.

Time-Base. Buffon, Zambrotta, Cannavarro, Chiellini e Grosso, De Rossi, Pirlo, Camoranesi e Marchisio, Iaquinta e Di Natale.

Prognóstico. Apesar da má fase, passa em primeiro lugar do grupo. Depois deve passar pelas oitavas de final, parando, porém, nas quartas...

                                                                         Paraguai
Geral. Ao contrário das últimas vezes que participou de Copas, desta vez a força Guarani vem do ataque e não da defesa. São muitos os bons jogadores de frente, o que dá uma boa dor de cabeça no treinador.

Pontos Fortes. Valdez, Roque Santa Cruz, Cardozo e o recém naturalizado Lucas Barios. Todos são excelentes alternativas para o ataque Paraguaio. A equipe é coesa e conta com um sistema tático bem definido e eficiente.

Pontos Fracos. O goleiro Villar não passa confiança, assim como seus zagueiros são lentos o que acaba comprometendo todo o sistema defensivo. E isso pode acabar sendo fatal em uma Copa do Mundo.

Tradição em Copas. Vai para a sua oitava Copa, a quarta seguida. Seu melhor resultado foi em 1930, quando acabou em nono lugar.

Campanha nas Eliminatórias. Classificou-se sem grandes sustos como terceiro colocado. Chegou a liderar por um bom tempo, mas no final foi ultrapassado por Brasil e Chile.

Esquema Tático. Gerardo Martino monta sua equipe em um 4-4-2, com destaque para a dupla de atacantes(seja ela qual for)

Time-Base. Villar, Verón, Da Silva, J. Cáceres e Morel Rodriguez, Vera, Santana, V.Cáceres e Riveros, Barios e Valdez.

Prognóstico. Briga com a Eslováquia pela segunda vaga do grupo. Nmeu bolão acaba em terceiro lugar e eliminado da próxima fase...

                                                                       Nova Zelandia
Geral. Um time que mais parece de rugby do que de futebol, como jogadores ainda semi-amadores e sem tradição em Copas. É candidata a saco de pancadas da Copa.

Pontos Fortes. São poucos, mas dentre eles podemos destacar a aplicação na marcação, a retranca, o goleiro Paston e o jovem meia Wood. O jogo aéreo também merece respeito...

Pontos Fracos. Time "sem cintura", duro e que não tem rodagem internacional. Ataque pouco efetivo, falta de criatividade, toque de bola deficiente. A lista poderia continuar mas é melhor parar por aqui....

Tradição em Copas. Quase nenhuma. Na única partcipação, em 1982, foi eliminada com 3 derrotas, na primeira fase e terminou em vigésimo-terceiro lugar.

Campanha nas Eliminatórias. Foi a grande beneficiada com a mudança da Austrália para a a zona da Ásia e em não precisar mais se defrontar com uma equipe Sul-Americana na repescagem. Na fase da Oceania, venceu Fiji, Vanuatu e Nova Caledonia. Na repescagem, eliminou o Barhein graças ao goleiro Paston, que defendeu um penalti.

Esquema Tático. Ricki Herbert arma sua equipe em um 4-5-1, que por vezes se torna em um 4-6-0. Destaque para o herói nacional, o goleiro Paston.

Time-Base. Paston, Lockhead, Sigmund, Vicelich e Tim Brown, R.Nelsen, Smeltz, Elliot, Léo Bertos e Killen, Fallon

Prognóstico. Se perder de pouco já se dará por satisfeita. Vai acabar na lanterna do grupo...

                                                                           Eslováquia
Geral. Pode ser a grande surpresa da Copa. Tem um estilo de jogo ofensivo e um grande jogador em Hamsik. Briga pela segunda vaga do grupo com o Paraguai, mas é bom a Itália também abrir os olhos...

Pontos Fortes. Joga ofensivamente. O sistema de jogo é todo voltado para que o craque Hamsik possa desempenhar seu melhor futebol. É uma equipe forte fisicamente e tem em Sestak um grande artilheiro.

Pontos Fracos. Justamente por jogar ofensivamente, não consegue o "balanço defensivo" ideal. Joga pouco pelos lados do campo. Se Hamsik for bem marcado ou estiver em um mal dia, as coisas podem desandar...

Tradição em Copas. Teoricamente, é estreante, pois a herdeira dos resultados da Tchecoslováquia, para a FIFA é a República Tcheca.

Campanha nas Eliminatórias. Foi a grande surpresa das eliminatórias européias ao se classificar em primeiro em um grupo que também contava com Irlanda do Norte, Eslovenia, San Marino, Polonia e República Tcheca.

Esquema Tático. Vladimir Weiss monta sua equipe em um 4-3-1-2, com destaque para o craque Hamsik e para o goleador Sestak.

Time-Base. Mucha, Pekarik, Skrtel, Durica e Zabavnik, Salata, Strba e Weiss, Hamsik, Vittek e Sestak.

Prognóstico. Briga pela segunda vaga do grupo com o Paraguai. Como estréia contra a Nova Zelandia, pode tirar partido disso para pressionar os Guaranis e a Azzurra. Pode até surpreender e ser o primeiro colocado, mas no meu bolão, fica com a segunda vaga...

                                                                         Confrontos entre essas Seleções
Obs. Como a FIFA considera a República Tcheca como herdeira dos resultados da Tchecoslováquia, não vou considerar aqui os confrontos anteriores, acontecidos entre Itália e os Tchecos....

                                                                      Itália x Paraguai
1950- Itália 2x0 Paraguai, gols de Carapellese e Pandolfini

                                                                      Eslováquia x Nova Zelandia
Nunca se enfrentaram antes

                                                                     Eslováquia x Paraguai
Nunca se enfrentaram antes

                                                                     Itália x Nova Zelandia
Nunca se enfrentaram antes

                                                                    Paraguai x Nova Zelandia
Nunca se enfrentaram antes

                                                                    Itália x Eslováquia
Nunca se enfrentaram antes


Amanhã volatermos com a análise do Grupo G...

Marcadores:

Análise do Grupo E

- Hoje, vamos analisar as seleções que estão no Grupo E da Copa do Mundo

                                                                         Geral
É, na minha opinião, o grupo mais equlibrado da Copa. Claro que a Holanda é a favorita para ser a primeira colocada, não só pela tradição mas também pelo futebol que vem apresentando nos últimos amistosos. Dinamarca e Camarões devem brigar pela segunda vaga em igualdade de condições. E, como zebra, mas não tanta surpresa assim, surge o Japão, que já chegou em outras Copas com mais possibilidades de seguir adiante. Como se nota, o bicho vai pegar...

                                                                      Holanda
Geral. É a grande favorita do grupo. Tem jogadores muito bons e que vivem excelente fase do meio para a frente. E conta com a torcida de todos que gostam de um futebom vistoso e ofensivo.

Pontos Fortes.A quantidade de bons jogadores de meio campo e ataque. Como não levar em consideração um time que conta com Sneijder, Robben, Kuyt, Van der Vaart, Babel, Elia etc. Os últimos resultados provam que a equipe deve ser levada a sério...

Pontos Fracos. O goleiro não passa confiança e a defesa costuma falhar muito. Até pelo seu DNA ofensivo, o sistema defensivo costuma ficar muito exposto, o que em uma Copa, pode ser fatal...

Tradição em Copas. Vai para sua nona Copa. Foi Vice-Campeã em 1974 e 1978.

Campanha nas Eliminatórias. Classificou-se com sobras, vencendo todos seus jogos contra MAcedonia, Islandia, Noruega e Escócia.

Esquema Tático. Bert Van Marwijx monta sua equipe seguindo as tradições Holandesas de atuar em um 4-3-3 com dois atacantes mais abertos pelos lados do campo.

Time-Base. Stekelenburg, Heitinga, Ooijer, Mathijsen e Van Bronckhorst, Van Bommel, De Jong e Sneijder, Kuyt, Van Persie e Robben.

Prognóstico. Deve acabar como primeira colocada do grupo e passar com tranquilidade pelas oitavas de finais. Para, porém, no Brasil, nas quartas...

                                                                      Dinamarca
Geral. Daquele famoso time que encantou o mundo em 1986(a Dinamáquina) ou até do que só parou no Brasil na Copa de 98(dos irmãos Laudrup) nada restou. Hoje, a Dinamraca é uma seleção pragmática, defensiva e sem imaginação. Mesmo assim, briga pela segunda vaga do grupo...

Pontos Fortes. A organização tática da equipe é seu ponto mais forte. Todos os jogadores sabem exatamente o que fazer. Como conseuquencia dessa organização, o sistema defensivo é muito forte.

Pontos Fracos. A falta de criatividade de um time "engessado", sem improviso. E os gols perdidos pelo seu atacante Bendtner podem fazer falta.

Tradição em Copas. Vai para a sua quarta Copa. O melhor resultado foi em 1998, quando terminou em oitavo lugar. Porém, nunca foi eliminada na primeira fase.

Campanha nas Eliminatórias. Teve uma campanha sólida, vencendo um grupo que também contava com Hungria, Portugal, Malta, Albania e Suécia.

Esquema Tático. Morten Olsen arma sua equipe em um 4-4-2, abusando das bolas cruzadas para a área em busca de Tomasson e Bendtner.

Time-Base. Sorensen, Jacobsen, Kiaer, Agger e Jakobsen, C.Poulsen, J.Poulsen, Rommedhal e Jorgenssen, Tomasson e Bendtner.

Prognóstico. Apesar da organização tática, deve acabar em terceiro lugar da chave e não se classificar para a próxima fase...

                                                                             Japão
Geral. É a mais fraca seleção Japonesa das últimas Copas. Depende quase que exclusivamente do talento do meia Nakamura, que já não apresenta o mesmo futebol de antes. Em um grupo complicado como esse, isso não deve bastar para brigar pela classificação...

Pontos Fortes. Como toda esquipe Asiática, tem muita velocidade e discplina. O talento de Nakamura em um bom dia e as bolas paradas de Honda podem decidir ao seu favor.

Pontos Fracos. A defesa é baixa e tem sérios problemas nas bolas altas. Os atacantes costumam perder muitas oportunidades. E a má fase de seus principais jogadore também pesa contra.

Tradição em Copas. Vai para a sua quarta Copa seguida. O melhor resultado foi em 2002, quando jogando em casa acabou na nona posição.

Campanha nas Eliminatórias. Na primeira fase classifiocou-se em um grupo que contava com Tailandia, Barein e Omã. Na fase final, passou com tranquilidade enfrentando Uzbequistão, Catar, Austrália e Barein.

Esquema Tático. Takeshi Okada escala sua equipe em um 4-2-2, contando apenas com Nakamura na aramação das jogadas.

Time-Base. Narazaki, Uchida, Nakazawa, Túlio Tanaka e Nagatomo, Hasebe, Endo, Matsui e Nakamura, Tamada e Honda.

Prognóstico. Com uma seleção enfraquecida, não deve dar muito trabalho aos adversários. Deve terminar na lanterna do grupo.

                                                                          Camarões
Geral. Tem alguns bons jogadores e um excepcional atacante, no qual estão depositadas todas as esperanças da seleção. Se Eto'o for bem na Copa, Camarões tem grandes chances de ir longe. Caso Contrário pode dar um adeus precoce...

Pontos Fortes. Eto'o sem dúvidas, se estiver inspirado, pode desequilibrar a favor dos Camaroneses. A seleção também conta com jogadores de bom porte físico.

Pontos Fracos. A eterna desorganização do futebol Africano. Uma defesa que não inspira confiança, um goleiro que é capaz de defesas maravilhosas e frangos inesquecíveis. E, se Eto'o estiver num mal dia ou bem marcado, a seleção não tem outras opções ofensivas...

Tradição em Copas. Vai para a sua sexta Copa. Seu melhor resultado foi o sétimo lugar na Copa de 1990.

Campanha nas Eliminatórias. Na primeira fase, passou por Cabo Verde,  Ilhas Maurício e Tanzania. Depois, na fase final, eliminou Togo, Marrocos e Gabão.

Esquema Tático. Paul Le Guen arma sua euqipe em um 4-4-2, com destaque para Eto'o na frente e para o veterano Geremi na defesa.

Time-Base. Kanemi, Geremi, R.Song, Bassong e Assou-Ekotto, A.Song, Makoum, Nguemo e Emana, Webo e Eto'o

Prognóstico. Se tudo correr bem, deve brigar pela segunda vaga do grupo com a Dinamarca. E, no meu bolão, consegue a classificação em segundo lugar da chave...

                                                                         Confrontos entre essas Seleções
                                                                          Camarões x Dinamarca
Nunca se enfrentaram antes

                                                                          Holanda x Japão
Nunca se enfrentaram antes

                                                                          Camarões x Japão
Nunca se enfrentaram antes

                                                                         Holanda x Dinamarca
Nunca se enfrentaram antes

                                                                         Dinamarca x Japão
Nunca se enfrentaram antes

                                                                         Holanda x Camarões
Nunca se enfrentaram antes


Ainda hoje voltaremos com a análise do Grupo F....

Marcadores: