sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Em busca do equilíbrio

Muricy não está acostumado a ver seus times levar tantos gols. Pior, os adversários vem criando chances claras com certa frequencia, o que vem expondo as falhas do sistema defensivo Tricolor.

No sábado, quando irá enfrentar o Boavista pela semifinal da Taça Guanabara, o treinador sabe que não poderá dar moleza contra o bem armado time de Bacaxá. Essa foi uma das razões que levou Muricy a trocar um nome no time titular, mas que muda totalmente o esquema de jogo.

Até agora, o time do Fluminense jogava conforme mostra o quadro abaixo, com Edinho sendo praticamente um terceiro zagueiro, Valencia na cabeça de área, cobrindo principalmente os avanços de Mariano, já que pelo outro lado, Carlinhos desce menos ao ataque.

O problema todo acontece com os dois armadores do time. Sousa tem por carcterística jogar mais aberto pela direita. Acontece que o grande astro do Trioclor, o Argentino Conca também costuma cair por aquele lado. Some-se a isso as descidas de Mariano e temosum time "torto" com muito mais chegada pelo lado direito do que pelo esquerdo.

Nas poucas vezes que Carlinhos tem ido ao ataque, Tem ficado sem cobertura, uma vez que Valencia preferncialmente cobre o lado direito. Isso obriga a saída de um dos zagueiros (Edinho ou Gum) para o combate direto contra adversários mais velozes.

Outra questão que Muricy precisa resolver mas que vem sendo atenuada pela boa fase de ambos é a presença de dois jogadores mais de área como Rafael Moura e Fred. O segundo, até por possuir mais técnica deve sair mais e buscar o jogo, deixando o papel de referencia para o He-Man.
O que Muricy tem em mente para o confronto semifinal com a barração de Sousa e a entrada do menos técnico, porém mais tático Marquinho é encontrar o balanço não só defensivo como ofensivo.

Com a entrada de Marquinho, primeiro resolve-se o problema do time "torto". Conca pode jogar pela faixa de campo que mais lhe agrada e onde rende mais. Carlinhos já não fica tão abandonado e tanto tem compania para fazer ultrapassagens na parte ofensiva, como ganha um jogador de extrema inteligencia tática e que sabe a hora de deixar o lateal subir e ficar na cobertura, deixando os zagueiros atuarem em suas verdadeiras posições sem serem expostos ao combate direto.


Muricy sabe que esse é o momento certo para encontrar o equilíbrio ideal para o time. Afinal, enfrenta um adevrsário de menor expressão (apesar de bem armado) e que lhe permite essas experiencias. Porém, sabe-se que o treinador já está de olho na Libertadores, onde precisará de bons resultados tanto dentro quanto fora de casa, após o tropeço contra o Argentinos Juniors na estréia.

Se reencontrar esse balanço entre ataque e defesa, o atual Campeão Brasileiro passa mais uma vez a ser um dos favoritos a tudo que disputar nessa temporada. A sorte está lançada!

Marcadores: ,