domingo, 18 de julho de 2010

Qual será o futuro da seleção Inglesa?

 Nesta Copa do Mundo a Inglaterra chegou com status de ser uma das favoritas ao título, tendo craques como Gerrard, Lampard e, sobretudo Wayne Rooney,que havia feito uma excelente temporada pelo Manchester United. Porém, nada disso foi visto durante todo o mundial, se bem que o primeiro tempo do jogo contra os Estados Unidos foi até razoável. Nem mesmo pode se dizer que jogaram bem contra a Eslovênia, partida esta que o English Team venceu por 1x0, aliás, foi sua única vitória na Copa.
  Posteriormente, na fase de oitavas-de-final a Inglaterra enfrentou a Alemanha, foi uma partida em que os craques ingleses desapareceram. Os únicos que apareceram, porém de forma antagônica foram os defensores John Terry e Matthew Upson, que por diversas vezes falharam. Com todos estes fatores e mais a qualidade da seleção alemã, não houve nem como reagir, a Inglaterra foi eliminada perdendo de 4x1 (tudo bem que Lampard fez um gol em que a bola entrou e o auxiliar não viu, porém, pela partida que a Inglaterra fazia, talvez este gol de nada iria adiantar).
  Com o fim da Copa antecipado para o English Team, ficou a dúvida se Fabio Capello continuaria ou não no cargo. Até mesmo o nome de David Beckham foi cogitado por alguns tabloides como possível substituto do italiano, porém, Capello permanecerá até a Eurocopa de 2012.
  Alguns jogadores não terão mais a possibilidade de defender a seleção inglesa,como por exemplo, o goleiro David James, o próprio David Beckham, Emile Heskey, que anunciou sua aposentadoria do English Team recentemente, entre outros. Talvez até alguns deixem de ser convocados para que jovens promessas ganhem espaço. Promessas estas que são inúmeras, tais como: o meia Adam Johnson que fez um excelente returno de temporada pelo Manchester City, inclusive ganhou a titularidade de Wright-Phillips, porém por ser muito jovem não foi levado à África do Sul, seu nome apenas vigorou na pré-lista.
  Outro nome a ser citado é o do zagueiro do Tottenham, Michael Dawson, que, em decorrência da lesão de Ferdinand, integrou o grupo na Copa do Mundo, entretanto, não atuou como titular. Mas nos "Spurs" ele jogou muito bem durante toda a temporada e, devido ao problema crônico de Ledley King e à lesão de Woodgate, foi titular na maior parte da temporada.
  Muitos cobraram o nome de Theo Walcott entre os 23, ele porém, não fez uma boa temporada pelo Arsenal, isso se deve ao fato de ele ter ficado lesionado parte da temporada, mas quando atuou, esteve muito abaixo do que se esperava.
  A mais polêmica posição a ser citada é a posição de goleiro, por mais incrível que pareça, isso é totalmente estranho para uma seleção que já teve Gordon Banks, Peter Shilton e David Seaman. Desde a aposentadoria de Seaman a Inglaterra não consegue encontrar um arqueiro que se firme como titular. Nesta edição da Copa do Mundo, ocorreu uma das maiores gafes já presenciadas, a falha bizarra do goleiro que até então era titular, Robert Green, em um chute totalmente despretensioso do estadunidense Dempsey.
  Já na segunda partida David James entrou como titular, porém, ele também não passa confiança alguma aos torcedores e nem sequer à comissão técnica. O nome mais cotado para ter ao menos uma chance foi o de Joe Hart, que fez um campeonato excepcional pelo Birmingham. Era inclusive para muitos, o melhor goleiro do campeonato inglês. Com relação à experiência, ele realmente tem pouca, porém foi titular da seleção de base da Inglaterra (que inclusive é treinada pelo auxiliar de Capello, Stuart Pearce) na Eurocopa de 2009. Competição que a Inglaterra chegou à final, porém perdeu para a Alemanha.
  Como sempre, há de se esperar muito da seleção inglesa, que tem bons nomes em seu plantel e, que mesmo em seu atual grupo tem grandes jogadores. Mas fica a decepção e a espera de "dias melhores" para o English Team por parte de sua aficionada torcida.

  Por Gilmar Siqueira

Marcadores: