quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fluminense 3x0 Boavista

-Apesar da vitória e da classificação, o tricolor não jogou nada bem. Os alas Mariano(depois Thiaguinho) e Júlio César teimavam em embolar pelo meio e assim só dificultavam as coisas para um já combalido ataque(sem as presenças de Maicon e Fred).
-A energia que o árbitro usou para aplicar cartões, especialmente para a equipe do Boavista, foi impressionante. A expulsão do zagueiro Santiago, eu achei exagerada. Ok que a bola bateu em seu braço, e que eu também marcaria o penalti, mas não vi a intenção e portanto não o expulsaria.
-Já a segunda expulsão, eu concordo plenamente.
-Conca, apesar do penalti perdido, segue sendo o principal jogador do flu. O time só joga bem quando ele aparece.
-Agora, o time vive um dilema. Tenta buscar o primeiro lugar do grupo, foge do 100% Vasco, mas joga no sábado de carnaval ou acaba mesmo em segundo lugar, encara o time da cruz de malta na quarta feira de cinzas, e ganha mais 4 dias para a recuperação de Maicon e Fred. E aí Professor Cuca...

Botafogo 4x1 Madureira

-Joel Santana mostra a cada dia que tem estrela. O time do Botafogo mais uma vez não jogou bem, mas é inegável que a equipe está bem mais arrumada, especialmente o sistema defensivo.
-A torcida alvinegra não se pode deixar pela empolgação da goleada, pois o resultado, na verdade, foi muito maior do que o jogo mostrou.
-Caio parece fadado a ser titular do time. Mais uma vez entrou bem, fez um gol e deu uma assistencia. Mas por se tratar de um garoto, e por conhecer o trabalho de Joel, creio que ainda é cedo para pensar nessa possibilidade.
-As jogadas de bola parada treinadas começam a surtir efeito. E a dupla Herrera e Abreu tem tudo para dar certo.
-Com a vitória e a mais do que provável classificação as semifinais da Taça Guanabara, Joel e o Botafogo devem ter a tranquilidade para trabalhar e acertar o time que até agora não tiveram. E nunca duvidem de um time comandado pelo "Rei do Rio"...

Palmeiras 1x1 Portuguesa

-Primeiro tempo de mais posse de bola do verdão, mas quem teve as reais oportunidades de abrir o marcador foi a Lusa. Tanto assim que quando Luís Carlos fez 1x0, Marcos já tinha feito pelo menos 3 grandes defesas.
-Com Diego Sousa um pouco mais recuado(tentando assim suprir a ausencia de Claiton Xavier) e sem jogadas pelas laterais, Robert ficava sozinho, isolado entre os 2 zagueiros e Acleisson, que atuava como terceiro zagueiro.
-O colombiano Armero, que havia chorado ao ser substituído ainda no primeiro tempo do clássico contra o Corinthians, falhou bisonhamente no gol da Portuguesa(assim como já havia falhado em 2 dos 3 gols contra o Ituano). Muricy tem que pensar em uma alternativa já....
-No intervalo, Muricy reposicionou seu time, com Diego Sousa mais avançado e William caindo pela esquerda. Além disso, Figueroa e Armero passaram a apoiar mais o ataque e o Palmeiras cresceu.
-O empate chegou através do zagueiro Danilo, que aproveitou rebote do goleiro Fábio.
-Com a entrada de Lenny, em lugar do apagado Robert. O verdão passou ainda mais a jogar pelos lados do campo. Mas esbarrou não só em suas limitações técnicas, como também na falta de cacoete de Diego Sousa, que passou a jogar como centroavante.
-No final das contas, o empate não foi bom para ninguém, e a crise continua rondando tanto o Canindé, quanto o Parque Antártica...
-OBS. 1)Posso estar enganado, mas não acredito que Lincoln e Ewérthon sejam os nomes para salvar o Palmeiras, mas inegavelmente, são melhores dos que hoje atuam como titulares.
-2)A fase de Armero é tão ruim, que a torcida palemirense começa a ficar com saudades do Jumar. Como diria um narrador de tv-"Que fase hein!!!"...
-

São Paulo 3x0 São Caetano

-Com o time titular(ou o que se imagina dele) quase que completo, o tricolor não encontrou muitas dificuldades para derrotar uma enfraquecida equipe do São Caetano.
-Washington pode não ser o centroavante dos sonhos do torcedor. Mas com confiança e em boa fase, pode ser importantíssimo na campanha da Libertadores.
-Dagoberto parece que recuperou seu futebol dos tempos de Atlético-pr. Ele agora não só dá os passes, como marca, inferniza e faz gols. É o típico caso de "reforço dentro do próprio elenco".
-Com a volta de Alex Silva, vislumbro um tricolor ainda mais perigoso nas jogadas aéreas. Talvez isso não seja muito importante no Paulistão, mas com certeza será na competição continental.
-Jean, que foi efetivado de vez na ala direita, abre sua vaga no meio ou para Rodrigo Souto ou para Cléber Santana.
-Enfim, elenco com opções, Ricardo Gomes tem. Resta saber se o treinador saberá mexer com as suas peças....

Ponte Preta 2x1 Corinthians

-Sem suas principais estrelas, Mano Menezes armou um time com 3 volantes e apostando em Danilo na organização mais pelo lado esquerdo e Dentinho caindo mais pela direita, com Iarley mais centralizado.
-Mas acontece que Danilo ainda não é o orgnaizador que o timão precisa, Dentinho não atravessa um bom momento e Iarley precisa de um companheiro como referencia na área para poder render. Além disso, o time sentiu demais a ausencia do onipresente Jorge Henrique.
-O primeiro tempo foi tão igual que houve uma bola na trave para cada lado.
-Quando Jucilei abriu o marcador para o timão, em falha do goleiro Eduardo Martini, já na segunda etapa, parecia que mais uma vitória se desenhava, afinal quem iria apostar numa virada contra o sólido esquema defensivo de MAno.
-Mas que escala Escudero não pode escapar imune. O argentino cometeu penalti, bem cobrado por Fabiano Gadelha. Era o empate da Ponte.
-E para piorar ainda mais a situação alvinegra, Finazzi, ex- jogador do próprio timão, marcou o gol da virada, em falha de posicionamento de William e falta de cobertura de Escudero(sempre ele).
-Mano, que não tinha atacantes no banco de reservas, tentou partir para cima, escalando meias(Edno e Morais).
-Mas a derrota já era inevitável. E caía por terra uma invencibilidade de 28 jogos, no Campeonato Paulista, do Corinthians.

Cruzeiro 7x0 Potosí

-Adílson Batista sabia da superioridade técnica da sua equipe e montou um time para a frente. Elicarlos protegia os 2 zagueiros, Henrique saía para o jogo pela direita, junto com o cada vez melhor Jonathan. Marquinhos Paraná fazia o mesmo pela esquerda, formando dupla com o promissor Diego Renan. Além de tudo isso, Kléber saía um pouco mais da área, para buscar jogo. Wellington Paulista ficava mais como refencia e Thiago Ribeiro jogava quase que como um ponta-direita.
-Foram 10 minutos alucinantes do time mineiro, numa blitz sensacional. Mesmo assim o gol não saiu.
-Impressionava a maneira como o Potosí marcava em linha e, principalmente, como era violento. De tão violento, um jogador chegou a acertar o próprio companheiro, numa cena digna dos Trapalhões.
-Mas era uma questão de tempo. E como se dizia antigamente, estava aberta a porteira. Os gols foram saindo em sequencia, e a primeira etapa acabou 4x0.
-Com 10 segundos, a equipe boliviana, que já era ruim, teve um jogador expulso. E, por 20 minutos, Adílson centralizou Wellington Paulista ao lado de Kléber na área, abriu Thiago Ribeiro do lado esquerdo e colocou a velocidade de Guerrón na direita.
-E se o equatoriano não fosse tão afobado, o Cruzeiro poderia, e merecia, ter vencido por mais.
-Thiago Ribeiro merece uma citação especial. Fez gol, deu passes precisos, lançamentos maravilhosos e ainda voltou para marcar o lateral e roubar pelo menos cinco bolas. Atuação para guardar na memória.
-Infelizmente, a fragilidade do adversário não permitiu uma melhor avaliação do 4-3-3 utilizado por Adílson nesta partida. Mas que essa pode ser uma alternativa interessante para a raposa, em alguns jogos, não resta a menor dúvida....