sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Jogos históricos- Brasil 6x0 Paraguai-17-05-79

-Porque foi histórico. Porque foi a partida de estréia de Sócrates, Júnior e Éder na seleção brasileira.

-Ficha da partida. Local. Maracanã Data.17-05-79 Árbitro.Arnaldo César Coelho Público.60.627

Brasil. Leão(Vasco),Toninho(Flamengo),Amaral(Corinthians),Edinho(Fluminense) e Júnior(Flamengo),Carpeggiani(Flamengo),Falcão(Inter) e Zico(Flamengo),Nílton Batata(Santos),Sócrates(Corinthians) e Éder(Gremio).Entraram. Toninho Cerezo(Atlético-mg),Roberto Dinamite(Vasco) e Zezé(Fluminense). Técnico.Cláudio Coutinho

Paraguai.Fernandez,Espinola,Villalba,Carmona e Schetina,Escobar,Vera e Fanego,Perez,Meza e Nestor Fernandez.Entraram Isasi,Morel e Milcidaes Morel. Técnico. Mágin Gomez.



Pré-jogo. Aconteceu uma coisa rara no Brasil. Um técnico que não venceu a Copa do Mundo foi mantido no cargo. Para esse jogo, o treinador só não pode contar com o zagueiro Oscar, que estava com uma contusão muscular.Carpegianni voltou a seleção depois de 5 anos, para dar a experiencia necessária ao meio-campo, que contava com a estréia de Sócrates. Além do doutor, Júnior e Éder também debutavam no time brasileiro.



O jogo, lance a lance

-Começa a partida. Brasil ataca para a direita das cabines de tv.
-Brasil começa forçando o jogo pelo seu lado direito com Toninho e Nílton Batata.
-4 minutos.GOL.Falcão rouba uma bola no meio de campo, serve a Zico que acha Sócrates. O doutor penetra pela direita e cruza, a bola cruza a área paraguaia e Éder só tem o trabalho de escorar. Brasil 1x0 Paraguai.
-6 minutos. Sócrates cai agora pela esquerda e dá seu famoso toque de calcanhar para Nílton Batata que também estava deslocado por aquele lado. O ponteiro cruza e Sócrates cabeçeia para fora.
-Sem conseguir penetrar na defesa brasileira, a equipe paraguaia começa a arriscar chutes de longa distancia, porém nenhum deles chega a assutar o goleiro Leão.
-9 minutos. Nílton Batata faz boa jogada pela direita e cruza para Zico. O galinho chega a perder a bola, mas se recupera e arremata com perigo para o goleiro Fernandez.
-14 minutos. Edinho segura e derruba Meza e leva cartão amarelo(hoje em dia seria expulso)
-Brasil segue melhor, mas a equipe guarani dá uma equilibrada na partida.
-21 minutos.PENALTI. Éder cruza a bola, zagueiro e goleiro se enrolam, a bola sobra para Zico que chuta para o gol. Zagueiro paraguaio bota a mão na bola. O próprio Zico cobra do lado direito de Fernandez, que cai para o lado esquerdo. Brasil 2x0 Paraguai.
-27 minutos, Primeira chance paraguaia. Espinola cobra falta pela meia direita e Nestor Fernandez desvia a bola de cabeça, levando perigo a Leão. A bola passou raspando o travessão.
-Goleiro Fernandez dá mostras de estar nervoso. Depois da falha no lance do penalti, ele solta duas bolas fáceis em cruzamentos.
-31 minutos. Brasil dá uma blitz dentro da área paraguaia. Zico tenta, a bola sobra para Toninho q ue cruza, Falcão chuta, a bola bate na defese e volta para Sócrates, que de frente para o gol, chuta para o corte preciso de Carmona.
-35 minutos. Brasil perde uma chance incrível. Depois de um tiro de meta mal cobrado pelo tenso Fernandez, Falcão recupera a bola e passa a Zico que caminha e chuta para boa defesa do goleiro. A bola, porém sobra para Nílton Batata e Sócrates, sozinhos, sem nem goleiro pela frente. O ponteiro consegue a proeza de finalizar no travessão e não marcar o gol. Inacreditável.
-38 minutos. Jogada pela esquerda, Éder acha Júnior, que sofre falta não marcada pelo árbitro, mesmo assim ele ganha a dividida e faz ótima jogada individual, finalizando forte no pé da trave direita de Fernandez. No rebote, Nílton Batata cruza e Falcão pega de primeira, porém isolando a bola.
-Seleção Brasileira joga com muita facilidade, devido a liberdade que os paraguaios dão a Zico, Falcão e Carpeggiani, principalmente. As melhores jogadas da seleção saem pelo lado direito com Toninho e Nílton Batata. O único problema do time é Sócrates jogando de centroavante, totalmente fora das suas características.
-Placar virtual do primeiro tempo. Brasil 6x1 Paraguai.
-Começa o segundo tempo e o brasil tem uma alteração. Sai Carpegianni e entra Toninho Cerezo.
-5 minutos. Sócrates recupera uma bola perdida com um carrinho e serve Toninho Cerezo que chuta para boa defesa(finalmente) de Fernandez.
-6 minutos. Sócrates dá um passe sensacional para Nílton Batata, que chuta mas o o goleirão paraguaio(pasmem)defende de novo.
-Brasil continua a sufocar o pobre selecionado guarani.
-8 minutos. Toninho Cerezo passou fácil por seu marcador e lançou Zico, que com um drible da vaca passou pelo zagueiro e finalizou de pé esquerdo, forte, levando muito perigo ao gol paraguaio.
-9 Minutos.GOLAÇO. Sócrates dá mais um passe magistral, desta vez para Nílton Batata, que conduz a bola e ve o pobre Fernandez adiantado. O ponteiro então, de fora da área encobre o arqueiro e faz o terceiro do Brasil. Brasil 3x0 Paraguai.
-A equipe do Paraguai dá sinais de estar muito cansada e a seleção canarinho só não amplia porque falta um centroavante de ofício.
-Coutinho percebe que o doutor não pode ficar jogando de costas para os zagueiros e pede para ele recuar para o meio de campo(sua posição de origem), com isso seu futebol cresce e ele passa a ser o principal articulador do time. Falta porém, um homem de referencia na área.
-15 minutos. GOL. Edinho rouba uma bola no campo de defesa ainda, ele caminha até a entrada da área paraguaia e chuta forte, Fernandez dá rebote e Zico se aproveita para marcar o quarto gol. Brasil 4x0 Paraguai.
-17 minutos. Substituição. Sai Éder e entra Zezé.
-20 minutos. Sócrates mais uma vez perfeito, acha Zico no meio da zaga. O galinho chuta forte, e o goleiro defende, a bola ainda pega um efeito e quase entra. O Brasil estava avassaladaor na segunda etapa.
-21 minutos. GOL. Grande jogada de Zezé pela esquerda, ele foi a linha de fundo, a bola passou por Sócrates e sobrou para Nílton Batata, que dominou e bateu cruzado para marcar o quinto gol. Brasil 5x0 Paraguai.
-30 minutos. GOLAÇO. Cerezo rouba a bola na intermediária paraguaia e serve a Zico, que passa por dois marcadores, dribla o goleiro e marca o sexto gol. Um golaço aliás. Brasil 6x0 Paraguai.
-31 minutos. Em mais um contra-ataque brilhante, Zezé serve Zico, que de primeira toca para Nílton Batata, que chuta forte e rasteiro mas desta vez Fernandez faz grande defesa e espalma para córner.
-36 minutos. Olha o Paraguai aí. Morel faz grande jogada individual, passa por tres joagdores mas frente a frente com Leão, finaliza para fora.
-37 minutos. Substituição. Sai Nílton Batata e entra Roberto Dinamite. Coutinho finalmente coloca um homem de área para os últimos minutos de partida.
-O jogo vai chegando ao fim e os paraguaios só faltam bater palmas para a seleção brasileira. Um show canarinho facilitado pela fragilidade guarani, que veio para este amistoso sem 7 titulares.
-42 minutos. Roberto lança Sócrates que passa a Zico, frente a frente com Fernandez. O galinho chuta a primeira, o goleiro defende, a bola volta para Zico, que desta vez tenta por cobertura, mas a bola bate no goleiro e o zagueiro salva o gol. Tava fácil demais...
-44 minutos. O árbitro deixa de marcar um penalti claro em cima do ponteiro Zezé.
-45 minutos. Final do massacre. Brasil 6x0 Paraguai.
-Placar virtual do jogo. Brasil 16 x2 Paraguai.
-Notas dos jogadores
Leão Nada fez no jogo, pois não foi exigido. nota 6,0
Toninho. Foi uma das melhores opções ofensivas do time, já que não tinha com o que se preocupar atrás. Nota 7,0
Amaral. Seguro nas poucas vezes que foi exigido. Nota 6,0
Edinho. Sem ter a quem marcar atrás, foi a frente e participou do lance do quarto gol. nota 7,0
Júnior. Partida muito boa para um estreante. Poderia ter feito seu gol, mas a trave não deixou. Nota 7,0
Carpegianni. Apesar da sua imensa categoria, foi discreto demais. Nota 6,0
Falcão. Bela atuação. Praticamente iniciou todos os ataques brasileiros. Nota 7,0
Zico. Dois gol e muita movimentação. Muito bem na partida. Nota 7,5
Nílton Batata. Muito utilizado, correspondeu marcando dois gols e perdendo alguns. Só pecou por não ir muito a linha de fundo. nota 7,0
Sócrates. O melhor da seleção.Muita visão de jogo, passes brilhantes, mesmo atuando fora de sua posição. Nota 8,5
Éder. Apesar de marcar um gol logo no início da partida, não esteve muito bem, até porque não foi muito acionado. Nota 6,0
Toninho Cerezo. Deu outra movimentação ao meio de campo brasileiro, aprovetiando-se também do cansaço paraguaio. Nota 7,0
Roberto Dinamite. Jogou pouco tempo, mas mesmo assim conseguiu levar pergio em duas finalizações. Nota 6,0
Zezé. Em pouco tempo, foi muito mais esfetivo do que Éder. Fez boas jogadas e participou de lances de gols. nota 7,0
Cláudio Coutinho. Apesar da fragilidade do adversário, ele não pode escalar Sócrates como centroavante. Nota 5,0

Marcadores: ,

Os meias que decidem

Muitos podem acharf que sou maluco em afirmar que Flamengo e Atlético-mg são os grandes favoritos a conquistar o título de campeão brasileiro de 2009.

O atual líder ainda não é o Palmeiras com 4 pontos de vantagem(até a rodada de amanhã ao menos). sim é. Então porque não o verdão como grande favorito...

Simplesmente porque ao olhar o meio de campo dos postulantes a conquista, vemos Claiton Xavier e Diego Sousa no Palmeiras, D'Alesandro(em má fase) e Giuliano no colorado, Jorge Wágner e Hernanes no tricolor. O que todos tem em comum. Nenhum meia armador que possa ditar o ritmo do jogo e fazer a bola rolar e o jogo fluir. A maioria são volantes que foram adaptados a função de aramdor justamente pela falta deles.

Se olharmos para o meio de campo do galo, vamos ver Ricardinho, jogador fantástico e um armador de prato cheio. Ele é o jogador que acalma a jogada e da um breque na correria da garotada do galo.

No rubro-negro, temos Petkovic, o grande meia e craque do campeonato. De estilo completamente difrente do seu rival do galo mineiro, Pet é um armador mais incisivo, mas agudo, que pode a qualquer momento colocar o companheiro na cara do gol. Deve-se, e muito, a ele a recuperação de Zé Roberto e a artilharia de Adriano.

E justamente por serem diferenciados dos demais, galo e Mengo surgem como grandes favoritos a conquistar o brasileirão deste ano. E, quem sabe, com suas consagrações, fazer a figura do armador voltar a cena do futebol brasileiro e mundial...