sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os duelos táticos de Argentina x Brasil

Caros leitores, vamos analisar os duelos táticos que acontecerão na partida de amanhã, em Rosário, no maior clássico entre seleções do mundo. Argentina x Brasil. Mas antes dos duelos vamos analisar as duas equipes separadamente para que depois possamos juntar as peças e montar o quebra-cabeça...

Argentina. Equipe que tem a sua defesa como ponto fraco do time. Apesar do goleiro Andújar ser razoável, as laterais já deixam muito a desejar, com Zanetti sem o mesmo folego de antes e Papa atuando quase que como um terceiro zagueiro. Ambos não costuam apoiar muito. O miolo de zaga também deixa desejar, com zagueiros viris, porém, lentos e sem boa técnica.

O meio de campo da equipe portenha é muito forte. Mascherano é o cão de guarda e vai jogar na frente dos zagueiros. Verón é o encarregado da saída de bola, e com sua qualidade no passe, pode fazer a bola andar com muita facilidade. Maxi Rodriguez jogará aberto pela direita e o jovem Dátolo estará aberto pela esquerda. Ambos são bons jogadores e devem dar muito trabalho ao Brasil(ainda mais se jogarem as costas dos nossos laterais)

O ataque apesar de muito veloz e técnico, pode se resentir de um homem mais de área, mais finalizador, já que Messi deve atuar mais pelo lado direito e Tevez deve jogar mais pela esquerda.

Brasil. Defesa. Ponto forte do time de Dunga. Tem o melhor goleiro do mundo em Júlio César e um miolo de zaga muito confiável(mesmo sem Juan). O capitão Lúcio é o grande destaque. Os laterais apesar de mais apoiadores do que marcadores, tem dado conta do recado na marcação.

Meio de campo. Dunga vai seguir com seus 3 volantes. Gilberto Silva e Felipe Melo devem ficar mais atrás e liberar um pouco mais o Ramires. Kaká é o único jogador que tem liberdade no meio, e pode decidir a partida a qualquer momento.

Ataque. Luís Fabiano é o artilheiro da Era Dunga e vem em boa fase na seleção. Vai enfrentar uma defesa fraca e pode se aproveitar disso. Robinho é, no meu modo de ver, quem pode ganhar o jogo para o Brasil(mais sobre isso abaixo, nos duelos táticos), mas ele terá que entrar ligado para isso.

Feitas as análises, vamos agora aos confrontos que a prancheta indicam, e onde, provavelmente, o jogo será vencido ou perdido.

Argentina. Mascherano deve colar em Kaká, já que ele é o único marcador de verdade no meio da campo argentino.

Verón deve repetir o duelo da última libertadores com Ramires e os laterais devem ajudar a fraca defesa, marcando os atacantes brasileiros

Brasil. Gilberto Silva deve pegar Dátolo, Felipe Melo deve seguir Messi e Ramires deve duelar com Verón. Se o Brasil vencer esses confrontos individuais terá tudo para conseguir um ótimo resultado em Rosário.

Além dos acima, Maicon deve dar o primeiro combate a Tevez, que deverá estar aberto na esquerda, evitando assim que um zagueiro tenha que sair para o confronto direto na lateral e abrir o espaço no miolo da zaga. Sem um atacante fixo, a Argentina deve usar e abusar de jogadas individuais e pelas laterais.

Para terminar a coluna vamos as chaves para as vitórias das duas equipes

Argentina. Contar com a genialidade de Messi. Jogar pelos lados,sempre nas costas dos laterai brasileiros. Pela direita Messi e Maxi Rodriguez, pela esquerda Tevez e Dátolo. E torcer para a defesa não entregar o ouro...

Brasil. Ganhar os confrontos individuais já anularia metade do poderio portenho, mas Luís Fabiano tem que se aproveitar da fraca defesa argentina, Kaká tem que se movimentar muito, para fugir da ferrenha marcação de Mascherano e, principalmente, Robinho tem que estar a fim de jogo, pois na minha opinião, ele jogando pelo lado esquerdo, como gosta, com seus dribles e sua velocidade, em cima do já veterano Zanetti, pode obrigar um dos zagueiros a sair na cobertura. E aí, o fabuloso terá a vida mais facilitada ainda

É isso, amigos espero que tenham gostado da análise do jogo de amanhã. Em breve estaremos de volta com outras colunas.