quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa 2010- Jogos da Quarta 16-06

                                                          
                                                                   Uruguai 3x0 África do Sul

Nesta quarta-feira (16), teve início a segunda rodada da Copa do Mundo, com a partida disputada entre África do Sul e Uruguai. Logo no começo parecia que as duas seleções estavam dispostar a ir para cima e vencer. Mas, não foi o que ficou comprovado no decorrer da partida. Vale chamar a atenção para a nova formação do Uruguai, que diferentemente da partida contra a França, na qual, a equipe jogou em um fatídico 3-5-2, hoje eles entraram em campo com um 4-3-1-2, onde Diego Forlán deixou de ser efetivamente um atacante e passou a buscar mais a partida no meio-campo.
  Na lateral-esquerda uruguaia entrou o portista Jorge Fucile, que fez uma excelente partida. Já a seleção da casa, veio a campo com um 4-2-3-1, tendo como único atacante, o camisa 9 Mphela.
  Do ponto de vista tático a partida deixou um pouco a desejar, defensivamente falando ambas as esquipes deixaram espaços para que o adversário jogasse. Isso foi o que fez a diferença para o Uruguai, que tinha mais qualidade para aproveitar estes espaços, já os "Bafana-Bafana" não tinham tanta qualidade para fazer o mesmo. O destaque da equipe africana, Steven Piennar esteve muito marcado, principalmente por Arévalo, que fez uma partida regular, mas ainda não é melhor do que Walter Gargano.
  Na primeira etapa poucas chances foram criadas, mas, em um chute dispretensioso de Diego Forlán e, após a bola resvalar no capitão Aaron Mokoena não teve jeito, a seleção uruguaia abriu o placar. Ainda no decorrer da primeira etapa, os sulafricanos tentaram reverter, mas não coseguiam chega com qualidade, pois estavam muito retrancados. E assim, encerrou-se a primeira etapa.
  No segundo tempo, o cenário foi o mesmo, a África do Sul não chegava com qualidade e não conseguia rodar a bola, devido ao meio conjestionado uruguaio. Por outro lado, a seleção uruguai mostrou uma movimentação muito interessante, principalmente com Diego Forlán fazendo a nova função e com Luis Suárez sainda da grande área e levando consigo a marcação deixando espaços tanto para Cavani quanto para o próprio Forlán.
  O lance mais inusitado da partida aconteceu aos 31', da segunda etapa, quando durante um ataque uruguaio a bola sobrou para Suárez que estava sozinho e de cara para o gol, e, o goleiro Khune não teve outra alternativa a não ser fazer o pênalti. Após este lance, o árbitro suíço, Massimo Busacca, não teve outra alternativa a não ser expulsar o jogador da África do Sul.
  Para que o goleiro reserva Josephs pudesse entrar, Piennar foi substituído. Para a cobrança da penalidade foi Diego Forlán, que mais uma vez não perdoou e fez 2x0 Uruguai.
  Próximo ao fim da partida Fucile foi substituído em virtude de uma lezão no tornozelo. A partida seguiu a mesma, por mais que os "Bafana-Bafana" tentassem eles não conseguiam chegar à meta adversária.
  Logo no fim da partida, em bola levantada para a área, Álvaro Pereira, todo desajeitado após uma sáida horrível de Josephs, fez o terceiro gol celeste dando resultado final à partida.

por Gilmar Siqueira, amigo e colaborador do blog

Marcadores:

Copa 2010- Jogos da Quarta 16-06

Chile 1x0 Honduras
-Foi uma boa partida de uma boa Seleção. Marcelo Bielsa armou sua equipe em um ofensivo 3-3-1-3 que por vezes se tornava um 4-3-3. Chamava a atenção a manutenção de dois jogadores bem abertos pelos lados do campo.
-Com a ausencia por lesão de Suazo, artilheiro das eliminatórias Sulamericanas, Valdivia atuou quase como um centroavante. E, o mais impressionante é que em momento nenhum do jogo, o Chile teve ameaçado o seu controle da partida.
-Muito disso deve-se também ao fato de Honduras ter uma Seleção extremamente limitada e que ainda se resentia da ausencia de seu principal atacante, o artilheiro Suazo.
-O lado direito do ataque Chileno foi seu ponto alto na partida. O bom lateral Isla combinava bem e fazia grandes jogadas com o veloz e habilidoso Alexis Sanchez.
-Se não fosse uma espetacular defesa do goleiro Hondurenho Valadares, o Chile teria chegado ao segundo gol. E a vitória só não acabou sendo maior justamente pela ausencia do seu artilheiro(Suazo). Olho nos Chilenos...

                                                                      Suiça 1x0 Espanha

-E surgiu a primeira zebra da Copa. A toda poderosa Fúria Espanhola, com seu misto de jogadores do Real Madrid e do Barcelona perdeu para o ferrolho Suiço.
-Vicente Del Bosque armou seu time no 4-2-3-1 que deu excelentes resultados nos amistosos. Xabi Alonso e Busquets na proteção a zaga. David Silva armando pela direita, Xavi pelo meio e Iniesta pela esquerda com Villa sendo o único atacante.
-Bem ao seu estilo, o time tinha a posse de bola, tocava de um lado para o outro mas não ameaçava de verdade o gol do goleiro Benaglio.
-Logo aos 7 minutos do segundo tempo, Fernandes se aproveitou de bobebada da defesa Espanhola e abriu o marcador no único ataque Suiço até então.
-A partir daí Del Bosque abriu mais ainda seu time, colocando Fernando Torres para fazer compania a Villa na frente, com Pedro pela esquerda e Jesus Navas pela esquerda. Praticamente um 4-2-4. Mas faltou sorte e competencia a Espanha.
-Os Suiços ainda desperdiçaram algumas boas oportunidades em contra-ataques, mas no final celebraram a vitória inesperada e o fato de sua defesa estar a mais de 8 horas sem levar gols em Copas do Mundo.
-Agora sim, a Espanha terá que provar que é forte e vencedora ou será que mais uma vez irá amarelar em uma Copa....
-Mais sobre a estréia Espanhola no vídeo abaixo da Prancheta do Guga...



Marcadores: ,

Copa 2010- Jogos da Terça 15-06

  Eslováquia 1x1 Nova Zelandia
-Mais uma Seleção que decepcionou na estréia da Copa. A Eslováquia, apontada inclusive por mim como uma das possíveis surpresas da Copa, não convenceu.
-A equipe Européia até mostrou um bom toque de bola e 3 joagdores interessantes, Hamsik, Weiss e Sestak. Mas foi o artilheiro Vittek quem abriu o marcador para os Eslovacos. Vale ressaltar que o gol deveria ter sido inavalidado, pois o atacante estava em posição irregular.
-A Nova Zelandia quase não ameaçava, apesar de jogar até com certa ousadia, com dois meias que encostavam o tempo todo no seu único atacante. Porém, o abuso dos chuveirinhos sobre a área e os muitos erros de passe, comprometiam seu rendimento.
-Com 25 minutos do segundo tempo, a Eslováquia abdicou do ataque e do jogo. Achou que tinha a partida sobre controle. Contudo, o castigo veio a cavalo. Nos acréscimos, acabou sofrendo o gol de empate...
-Decepção do lado Europeu e uma comovente comemoreação dos Neozelandeses pelo primeiro ponto conquistado na história das Copas...

                                                                      Portugal 0x0 Costa do Marfim
-Foi um duelo tático interessantíssimo. E só. No mais, foi uma partida chata, defensiva e sem grandes emoções, como quase todas as dessa Copa até agora.
-Cristiano Ronaldo até começou bem ao carimbar a trave Marfinense, mas depois sumiu, engolido pela excelente marcação da Costa do Marfim.
-Aliás, uma seleção lenta, confusa e mal armada. Deco jogou aberto pela direita e nada fez. Simão entrou mal e Liédson e Dani quase não tocaram na bola.
-O time Africano teve o controle da partida, mas nem mesmo a entrada de Drogba foi suficiente para conseguir abrir o marcador.
-Tudo isso foi mais do que suficiente para mostrar que se o Brasil jogar ao menos um pouquinho de futebol, passará pelos dois com relativa facilidade.

                                                                   Brasil 2x1 Coreia do Norte
-O primeiro tempo da Seleção Brasileira foi realmente horroroso. Lento, sem inspiração, o time não conseguia criar nada de bom. Foram 45 minutos inúteis e deprimentes..
-As atuações, especialmente de Kaká, Gilberto Silva, Felipe Melo e Luís Fabiano deixaram muito a desejar.
-Quando todos imaginavam que Dunga retornaria do intervalo com alterações, ele surpreedeu e voltou com a mesma equipe.
-Porém,a atitude era outra. Com mais velocidade e jogadores mais ativos, a equipe melhorou e consgeguiu fazer os dois gols.
-A grande novidade foi qua Dunga não foi previsível nas alterações. Em lugar de Kaká(que sempre era substituido por Júlio Baptista), entrou Nilmar. Daniel Alves entrou no de Elano e Ramires no de Felipe Melo.
-Todas elas foram feitas com intuito de tornar a equipe mais ofensiva....Agora, que fique claro que não estou satisfeito com o desempenho da nossa Seleção.
-Apenas não acho que em uma Copa marcada pelo baixíssimo nível técnico, onde todas as Seleções estrearam jogando mal(com exceção da Alemanha), que uma má partida possa determinar o futuro da competição. Se fosse assim, já poderiam parar a Copa e dar o troféu para a Alemanha...
-Não custa lembrar também que o Brasil não fez nada de diferente dos últimos 4 anos, onde vem ganhando mas jogando mal(lembram-se da Copa das Confederações, quando vencemos o Egito por 3x2, a África do Sul por 1x0 e os Eua, de virada, também por 3x2...). Só que no final das contas quem sempre tem levantado o caneco, seja jogando bem ou mal, é a Seleção Brasileira...
-Mais sobre a estréia do Brasil no vídeo abaixo...





Marcadores: ,