sábado, 19 de junho de 2010

Copa 2010- Jogos do Sábado 19-06

                                                              Holanda 1x0 Japão
-Taticamente, a Holanda entrou no seu habitual 4-2-3-1 mantendo Van der Vaart como o meia aberto pela esquerda(e novamente ele não foi bem por ali). Já o Japão entrou em um 4-1-4-1, com apenas Honda na frente, Matsui encostando um pouco nele e Abe marcando Sneijder.
-Outro problema era o não aproveitamento do enorme espaço a sua frente do lateral esquerdo Gio Van Bronckhorst. Van der Vaart(até por instinto de jogar mais centralizado) derivava da ponta para  a meia abrindo o corredor não aproveitado pelo lateral.
-A partir dos 35 minutos, o Japão começa a sair um pouco mais para o jogo, mesmo que timidamente, pois o empate seria um excelente resultado.
-Mesmo com mais de 70% de posse de bola, os Holandeses praticamente não conseguiram criar nenhuma jogada de perigo.
-Com a pouca inspiração da equipe Européia, o primeiro tempo terminou em um sonolento 0x0, já que os Niponicos conseguiam travar a Laranja com sua marcação.
-Na segunda etapa, mais uma vez a Holanda deu sorte de fazer um gol antes dos 10 minutos. Sneijder bateu de fora da área e o goleiro acabou falhando.
-Depois disso, o Japão fez alterações para se tornar mais ofensivo e passou a atuar em um 4-2-3-1, enquanto a Seleção Holandesa, mesmo mais rápida com as entradas de Afellay, Elia e Huntelaar, criava muito pouco.
-No final do jogo Afellay teve duas chances claras de gol mas desperdiçou ambas. Como os Japoneses resolveram não se lançar muito a frente(provavelmente pensando no saldo de gols), a vitória magra acabou sendo o resultado mais justo....
-Mesmo sendo a primeira equipe já matematicamente classificada para as oitavas de finais, a Holanda ainda tem muito a melhorar. E deve melhorar com a entrada de Robben. Já o Japão, enfrentará a Dinamarca no confronto que vale a segunda vaga do grupo com a vantagem do empate. E com o poder de marcação que vem mostrando nessa Copa, pode conseguir...

                                                                         Gana 1x1 Austrália
-Não foi uma boa partida. Os dois esquemas eram iguais, um 4-2-3-1, com Boateng jogando mais recuado do que na estréia pelo lado de Gana e um pouco mais ofensivo, até pela necessidade da vitória, pelo lado Australiano.
-Holman abriu o marcador para os Socceroos, aos 11 minutos, após falha do goleiro Kingston. Após ter sofrido o gol Gana passou a jogar em um 4-1-4-1 com Boateng atuando como meia pelo lado esquerdo.
-Aos 25, depois de grande jogada de Ayew, Mensah chutou, a bola passou pelo goleiro e Kewell, em cima da linha, esticou o braço para evitar o gol. Penalti e cartão vermelho para o jogador. Na cobrança da penalidade, Gyan bateu bem e empatou a partida.
-Quando todos esperavam uma virada tranquila d Gana, até pela vantagem numérica, o que se viu, especialmente no segundo tempo, foi uma equipe preguiçosa, cheia de toques para o lado e sem poder de fogo.
-Aproveitando-se desse fato, as melhores chances criadas foram da Austrália, que só não venceu a partida por total incopetencia nas finalizações.
-No final das contas, o empate acabou sendo bem melhor para os Africanos, que lideram a chave e jogam por um empate contra a Alemanha na última rodada. Já os Australianos, precisam de uma improvável combinação de resultados para avançar na competição...

                                                                           Dinamarca 2x1 Camarões
-Após a "rebelião" dos jogadores, Camarões entrou de forma diferente na partida de hoje. Eto'o jogava mais centralizado no ataque e não ficava aberto e perdido na ponta direita. Era um 4-3-1-2.
-E a mudança não tardou para se mostrar acertada. Em 4 minutos, já haviam sido duas oportunidades para a equipe Africana.
-Aos 10, em um passe errado de Cristian Poulsen(que lembou muito o de Lerby contra a Espanha, na Copa de 86), Webo roubou a bola e serviu Eto'o que não teve problemas para marcar o gol.
-Os Leões Indomáveis seguiam melhor na partida, mas tinham um problema que foi muito bem explorado pela Dinamarca. O lado esquerdo da sua defesa ficava completamente exposto, pois o lateral Ekotto subia e não havia a cobertura postada por lá.
-E assim, após um laçamento espetacular de 55 metros do zagueiro Kjaer, Romedhal cruzou para Bendtner empatar a partida.
-Os últimos minutos do primeiro tempo foram emocionantes, com as duas seleções desperdiçando oportunidades...
-No início da segunda etapa, o ritmo da partida caiu um pouco. Mas aos 15, Romedhal, o melhor em campo, aproveitou-se mais uma vez do buraco nas costas de Ekotto e marcou o gol da virada Dinamarquesa.
-A partir daí, mais uma vez o jogo ficou elétrico. Camarões se lançou com tudo para o ataque e a Dinamarca respondia em rápidos e perigosos contra-ataques.
-Os Africanos poderiam até ter empatado ou mesmo virado o jogo, mas pecaram muito na pontaria. Foram 23 finalizações dos Leões contra apenas 13 dos Europeus.
-Com o jogo terminado, Camarões se tornou a primeira seleção matematicamente eliminada da Copa, enquanto a Dinamarca terá que vencer o Japão na última rodada para se classificar. Mas fica a certeza de que, pelo menos por enquanto, esse foi o melhor jogo da Copa....


OBS. Hoje, excepcionalmente, não haverá a Prancheta do Guga, que retorna amanhã, falando do jogo do Brasil...

Marcadores:

4 Comentários:

Anonymous Gilmar Siqueira disse...

Foi incrível ver como a defesa dinamarquesa falhou por diversas vezes. Eu me surpreendi, principalmente com Kjaer que fez uma temporada excelente ao lado de Cesare Bovo, no Palermo.
Agger apesar de bom zagueiro ficou fora do time do Liverpool por um bom tempo, devido à decorridas lesões.

19 de junho de 2010 às 20:54  
Blogger Expedito Paz disse...

O maior espanto da Dinamarca na Copa é a bola que tá jogando o Rommedahl. Nunca o vi jogando tanto na vida...

Gana não venceu a Austrália pq seus atacantes são toscos demais, e falta não só a ela, mas a todos os times africanos, meias habilidosos. Imagine um Jay Jay Okocha num time desses.

20 de junho de 2010 às 23:32  
Blogger Gustavo Román disse...

Gilmar, esses erros já são uma espécie de tradição na Dinamarca. Em 86, eles cometeram o mesmo erro contra a Espanha na partida que decretou a eliminação da Copa. Acho que eles tem excesso de confiança na qualidade de seus defensores...
Abraços

21 de junho de 2010 às 15:22  
Blogger Gustavo Román disse...

Pois é, Expedito. Realmente e surpreendentemente, o Romedhal tá jogando muita bola, ainda que ajudado pela frágil marcação de Camarões pelo lado esquerdo da defesa.
E como toda equipe Africana, Gana peca nas finalizações. E, pela falta de meias no mundo, o Okocha teria vaga em qualquer seleção...
Abraços

21 de junho de 2010 às 15:24  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial