domingo, 30 de setembro de 2012

Cuca x Telê Santana, uma comparação inevitável

 
 

De 1977, quando foi campeão gaúcho pelo  Grêmio até 1990, quando amargou seu segundo vice-campeonato brasileiro seguido, já pelo São Paulo, Telê Santana era conhecido como o treinador que montava seus times de forma vistosa, jogando sempre ofensivamente, mas que raramente conquistava o campeonato. A fama de pé-frio teimava em atormentar o bom mineiro. Até que, em 1991, o tricolor paulista iniciou a fase mais gloriosa de sua história. Foram dois campeonatos paulistas, um brasileiro, duas libertadores e dois mundiais. E o tardio reconhecimento a um dos maiores técnicos da história do nosso futebol.

Hoje, 35 anos depois do início cambaleante de Telê, outro treinador passa por situação semelhante. Cuca, um comandante que desde o Goiás 2004 é responsável por armar equipes vistosas, ofensivas, mas que acabam falhando na hora da decisão. Sua mais recente "decepção" vem sendo a queda de produção do Atlético mineiro, time que liderou boa parte do campeonato brasileiro deste ano. O baixo rendimento no mês de outubro, não só deixou o título bem encaminhado para os lados das Laranjeiras, como também já ameaça afastar o galo da zona de classificação para a Libertadores.

Esse declínio do Atlético, a falta de equilíbrio emocional do treinador, nas conhecidas passagens do chororô, pelo Botafogo ou a tentativa de agressão ao atleta do Once Caldas, já no Cruzeiro, são comumente apontadas como as razões para os constantes fracassos de seus times. Eu prefiro acreditar que isso é apenas um processo de amadurecimento. Se seguir os passos do mestre Telê, Cuca ainda terá que esperar, até o ano de 2017, para tornar-se o vencedor que merecer ser.

OBS: Antes que chovam comentários me xingando, me chamando de louco por comparar Telê a Cuca, explico que acho que o primeiro ainda está anos luz á frente do segundo. Acho apenas que suas trajetórias e, suas filosofias, são extremamente parecidas.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial