sábado, 29 de agosto de 2009

O exemplo portenho

Olá amigos. Pensei muito sobre o assunto que deveria ter a "honra" de estreiar minha coluna. Talvez o mal momento do futebol carioca. Talvez o jogo da próxima semana entre Brasil e Argentina. Ou até mesmo o balanço da janela de transferencias, que se encerra na segunda feira. Enfim de uma variedade enorme de assuntos que o futebol nos proporciona(e que por isso vai tornar essa coluna quase que diária) resolvi escolher um, aproveitando que acabei de voltar de Buenos Aires.

Não sei se é de conhecimento dos leitores, mas na Argentina, o governo comprou os direitos de transmissão da primeira divisão, com a alegação que o futebol é divertimento para todos e que deveria ser transmitido pela tv aberta, e não somente em pay-per-view.

Para poder conseguir com que todos os jogos sejam transmitidos, a tv estatal mostra os jogos na seguinte forma, dois jogos na sexta feira a noite, um as 19.10 e outro as 21.10. Quatro no sábado, 14.10, 16.10, 18.10 e 20.10. E mais quatro no domingo, também as 14.10, 16.10, 18.10 e 20.10.

Desta forma, todos os torcedores podem ver os 10 jogos da rodada. O fanatismo dos nossos hermanos é conhecido e notório, e posso afirmar por experiencia própria que os números do ibope são muito grandes para a tv estatal.

Mas e os clubes não perdem dinheiro com a ausencia do pay-per-view, os leitores pode estar se perguntando. A resposta é que talvez isso até seja verdade, mas em um país que assim como nós, ama o futebol e nem todos tem condições de ter acesso a tv fechada e consequentemente aos pacotes de pay-per-view, é preciso que todos possam acompanhar seus clubes de coração. O dinheiro dos clubes tem que vir de outras fontes(vejam bem, não estou defendendo que o campeonato passe de graça, mas que a tv aberta pague por ele um valor justo e que se acabe com o pacote comprado.), com clubes estruturados, fortes economicamente e com outras fontes de renda.

O exemplo portenho está aí. É evidente que tudo precisa passar por uma ampla discussão. Mas imagine a felicidade dos menos favorecidos em poder acompanhar seus clubes do coração em uma tv aberta, sem ter que pagar por isso. Acho que vale uma argumentação. E os leitores, o que pensam sobre isso. Opinem e discutam. Espero seus comentários. Abraços a todos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial